O Governo do Tocantins entregou, nesta segunda-feira (16/10), pistolas, fuzis, novas viaturas e outros equipamentos para reforçar a segurança nas ruas e no sistema prisional.
A solenidade foi realizada no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar do Tocantins, pelo Governador Wanderley Babosa, em Palmas.
Durante a solenidade de entrega dos equipamentos, o governador prestou homenagens aos Pioneiros do Tocantins, que ajudaram a construir o Estado.
Reforço na segurança pública
No total, foram entregues de 82 veículos, entre viaturas, e veículos de serviços; 171 armamentos, entre fuzis e pistolas, e 500 equipamentos de informática.
Os equipamentos são destinados para uso da Polícia Militar, Secretaria da Cidadania e Justiça (Sistema Prisional, Socioeducativo, Direitos Humanos), Procon e Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).
O investimento é de R$ 22 milhões com recursos do Estado do Tocantins juntamente com Ministério da Justiça, da Segurança Pública, Ministério da Agricultura e Pecuária, e da Bancada Federal do Tocantins.
A próxima aquisição, segundo o governador, será um helicóptero para a Polícia Militar, a exemplo da Polícia Civil.
“Nós temos feito nosso trabalho de maneira muito responsável nesse aspecto, e dado respostas imediatas. Para que isso continue acontecendo, temos que estar com a polícia bem aparelhada”, disse o governador.
Combate ao crime organizado
Com a entrega dos equipamentos, o Governo do do Tocantins, através das forças de segurança, pretende baixar o índice de violência no estado. Em 2022, segundo a Secretaria de Segurança Pública, o estado teve um aumento de 13% no número de assassinatos.
De janeiro a julho deste ano, ações foram desenvolvidas nos municípios como resposta efetiva ao combate ao crime organizado, para isso, foram montadas grandes operações policiais e efetuadas prisões.
- Explosão em restaurante: Funcionária morre após ser atingida por explosão em restaurante de Goiânia