Um dos 14 detentos que fugiu do presídio em Trindade, no último domingo (15/10), morreu em um confronto com a Polícia Militar (PM) no final da tarde desta segunda-feira (16).
A morte de Michel Oliveira da Costa, de 27 anos foi confirmada pela Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP).
De acordo com a Polícia Militar (PM), o foragido teria atirado contra a corporação durante a tentativa de captura em uma região de mata e os policiais revidaram. Uma arma de fogo calibre 38 foi apreendida.
Segundo a corporação, o foragido possuía diversas passagens criminais, incluindo tráfico de drogas, tentativa de homicídio e cinco passagens por homicídio, sendo um deles o assassinato de uma menina de 7 anos.
Durante a operação, a polícia conseguiu recapturar um outro fugitivo, identificado como Wayny de Souza Barbosa, que cumpria pena por furto. Outros 11 detentos continuam foragidos.
Ver essa foto no Instagram
Pagamento por fuga
Segundo a DGAP, dois servidores foram presos em flagrante suspeitos de facilitar a fuga dos detentos. Um deles é vigilante temporário desde 2020 e o outro é policial penal de carreira, desde 2017.
O acordo seria um pagamento de R$ 10 mil por cada preso que fugisse. Os agentes teriam sido pagos por meio de PIX na hora do banho de sol.
Os detentos fugiram na madrugada do último domingo (15), por meio de um buraco no telhado. Os vigilantes teriam sido responsáveis por deixar a porta aberta para facilitar a fuga.
“A bigorna da porta da cela não estava fechada, aí os meninos foram e tiraram o ferro que fica na telha, tiraram as telhas, subiram e foi embora”, disse um dos detentos que foi recapturado logo após fugir.
Veja quem são os fugitivos do presídio de Trindade
- Adriano de Oliveira Sousa – Roubo
- Anderson Lorran Aires de Sousa – Receptação
- Antero Marques da Silva – Furto
- Deivid Rodrigues Passos – Tráfico de entorpecentes
- Fábio Gomes de Oliveira – Roubo
- Henrique Júnior da Rocha Serrão – Roubo
- Ítalo Kaique Araújo da Silva – Homicídio
- Keilysson Phelipe Santos de Souza – Homicídio
- Matheus dos Santos – Roubo
- Michel Oliveira da Costa – Homicídio (morto em confronto com a PM em 16/10)
- Rodrigo da Silva Santos – Roubo
- Thiago Mariano da Silva – Tráfico de entorpecentes
- Wayny de Souza Barbosa – Furto (recapturado em 16/10)
Informações sobre os foragidos podem ser repassadas de forma anônima por meio de ligação para o 190, da Polícia Militar, 197, da Polícia Civil, e pelo 181, do Disque-Denúncia da Secretaria de Segurança Pública, além do (62) 99858-4776, da Polícia Penal.