Um homem de 32 anos foi preso nesta terça-feira (10/10), suspeito de abandonar o irmão autista em casa sem água e comida, em Goiânia. A vítima chegou a ficar sozinho por mais de um mês.
Segundo a Polícia Civil, para sobreviver, a vítima chegou a se alimentar das próprias fezes. A casa onde ele vivia estava em condições insalubres.
Entenda o caso
O caso foi descoberto após uma denúncia anônima apontando que homem, de 30 anos, acometido de autismo severo, teria sido abandonado pelo irmão em uma casa sem condições de habitação.
Conforme a denúncia, a vítima ficava sem comer, beber água e sem qualquer vestimenta. Além disso, chegou a ficar mais de 20 dias sem tomar banho e alimentava-se com a ajuda de vizinhos.
De acordo com a polícia, o homem morava sozinho com a mãe, mas ela faleceu há cerca de seis meses e ele então ficou sozinho na residência.
O corpo da mulher, inclusive, foi encontrado dias após a morte no interior da casa sobre a mesma cama em que o filho autista dormia. Apenas quando vizinhos perceberam o forte cheiro que o corpo foi retirado.
Posteriormente, a vítima ficou aos cuidados ao irmão mais velho, um homem de 32 anos. Entretanto, de acordo com o delegado Alexandre Bruno, foi abandonado.
“Na época, o irmão mais velho já não morava na casa, mas ele ia de tempos em tempos cuidar do irmão. Porém, nos últimos 40 dias a vítima estava em completo abandono”.
Quando a corporação chegou na residência, o homem estava completamente nu, sem alimentação e água. Além disso, a casa também não tinha energia, nem roupas ou lençóis limpos e havia um forte odor de fezes.
“O irmão mais jovem passou a ter uma vida parecida com cães de rua. Quando algum vizinho não levava comida para a vítima, ela se alimentava apenas de mangas verdes de uma mangueira situada no quintal da residência, ou com as próprias fezes,” informou a corporação.
Prisão do suspeito de abandonar o irmão autista
Após resgatar a vítima, a polícia foi em busca do suspeito, que foi localizado e preso. Durante interrogatório, ele usou o direito constitucional de permanecer em silêncio e não apresentou advogado de defesa.
Segundo a corporação, ele possui várias passagens por tráfico de drogas e associação criminosa. Agora, ele poderá responder por maus-tratos.
Ver essa foto no Instagram