Cerca de dez meses após assumir a concessão de distribuição de energia no estado, a Equatorial Goiás foi autuada pelo Procon por má prestação de serviço. A notificação foi feita nesta quinta-feira (5/10).
Segundo o órgão, a autuação está relacionada principalmente com as constantes quedas e interrupções de energia em Goiânia e Região Metropolitana.
Entre os dias 1º de agosto e 28 de setembro deste ano, o Procon Goiás registrou 257 denúncias de consumidores contra a empresa. O principal problema é a interrupção no fornecimento de energia.
Autuação
A notificação foi feita oficialmente após uma reunião entre o presidente da Equatorial, Lener Jayme, e o governador Ronaldo Caiado, que cobrou soluções a curto prazo.
De acordo com o superintendente do órgão, Levy Rafael Cornélio, a resposta aos questionamentos feitos em relação aos problemas foi “insatisfatória e insuficiente”.
Segundo o Procon, a notificação entregue pelos fiscais do órgão no último dia 28, solicitava uma série de esclarecimentos, como os motivos das constantes interrupções durante o dia, especialmente em Goiânia, as medidas tomadas desde o início das atividades da empresa, visando melhorias na manutenção preventiva e corretiva da rede, além de documentos que comprovassem os investimentos.
Conforme apontado pelo superintendente, a empresa ainda não respondeu aos questionamentos e não apresentou plano de melhorias na rede elétrica para o período chuvoso.
“O que vimos foi um total descaso da empresa para com a população goiana e para com o Procon Goiás, atribuindo as constantes falhas no fornecimento de energia a intempéries climáticas”, enfatizou.
O Procon ainda salienta que não foi apresentada qualquer documentação que comprovasse as declarações do presidente da companhia, que anunciou investimentos de R$ 1,5 bilhão no primeiro semestre de 2023.
Em nota, a Equatorial afirmou que os questionamentos “foram respondidos na totalidade e dentro do prazo estabelecido”. (Confira a íntegra no final da reportagem)
Agora, a Superintendência um Processo Sancionatório deve apurar as responsabilidades da empresa por má prestação de serviço. Posteriormente, a empresa terá 20 dias para apresentar a defesa e poderá receber multa administrativa no valor de R$ 11 milhões.
Equatorial Goiás
“A Equatorial Goiás informa que recebeu com surpresa a notificação do Procon na tarde de hoje (5) e que vai adotar as medidas cabíveis. A companhia esclarece que na semana passada foi notificada pelo órgão para, em 24 horas, responder a uma série de questionamentos, os quais foram respondidos na totalidade e dentro do prazo estabelecido.
Entre os esclarecimentos, foi elucidada a situação de elevada sobrecarga da rede elétrica que levou a problemas no fornecimento de energia em algumas regiões no estado. Situação está que ocorreu no país inteiro, e afetou todo o sistema elétrico nacional.
Além disso foi mostrada a evolução do DEC FEC, indicadores de duração e frequência de falta de energia; os investimentos de R$ 1,38 bilhão somente no primeiro semestre e a redução de 19% nas reclamações registradas contra a distribuidora. Inclusive com redação de quase 50% das reclamações no PROCON GO na comparação com o mesmo período do ano anterior.”