Um projeto de lei que garante vale-transporte para desempregados foi aprovado na Câmara Municipal de Goiânia nesta terça-feira (19/9).
A propositura foi encaminhada para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).
Entenda o projeto que garante vale-transporte
Segundo o documento, o beneficiário terá direito a duas passagens diárias, não acumulativas, para utilizar o transporte público por 30 dias seguidos. Para ter acesso ao cartão, o trabalhador terá que solicitar o Vale-Transporte do Desempregado no prazo de 15 a 45 dias após a data de demissão.
Conforme o vereador Joãozinho Guimarães (SDD), autor do projeto, a prefeitura ficará responsável em conceder o benefício ao desempregado que trabalhou por pelo menos três meses no último emprego, desde que seja de carneira assinada e sem demissão por justa causa.
“Trata-se do compromisso de elevado alcance social e que busca dar nova oportunidade para esse trabalhador”. Vai possibilitar a procura por um novo emprego sem se preocupar com custos do transporte coletivo”, ressaltou o parlamentar.
Taxa de ocupação
Mesmo com o nível de desemprego que afeta vários estados, neste ano Goiás conseguiu se destacar e aumentar a taxa de ocupação.
De acordo com a Pesquisa por Amostra de Domicílios (PNAD) e com o Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos (Socioeconômicos (IMDB), a taxa de desemprego de longo prazo na capital goiana foi de 0,6% para o primeiro semestre de 2023.
Com isso, a taxa de participação dos goianos no mercado de trabalho ainda permanece favorável, sendo 67,3% à frente do índice nacional que registrou 61,6%.
Com a colocação, o estado alcançou o quarto maior percentual e o nível de ocupação superou a média do país.