A Prefeitura de Goiânia está preparando um plano de contingenciamento para resguardar a cidade em casos de danos provocados pelas tempestades.
De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas (Cimehgo), a previsão é que grandes volumes de chuvas atinjam a capital entre os meses de janeiro e fevereiro do próximo ano.
Plano de contingenciamento
O material está sendo coordenado pela Defesa Civil e em conjunto com representantes das Secretarias Municipais, Instituições Privadas, Equatorial, Saneago, Governo de Goiás e o Cimehgo.
Todos os órgãos se reuniram na terça-feira (5/9) para a discutir quais medidas poderão implementar para evitar qualquer registro de acidentes e estragos na capital.
“Nós estamos preparando esse plano para diminuir os efeitos adversos do período chuvoso, como alagamentos, deslizamentos e outras situações que podem ocorrer esse cenário. Vamos realizar exercícios de simulação para reduzir o tempo de ação em casos de tragédia. A ideia é que cada órgão esteja preparando para executar suas atribuições com o menor tempo de resposta possível”, ressaltou o coordenador operacional da Defesa Civil, Anderson Marcos.
A segunda reunião para discutir o plano já está marcado para o dia 12 de setembro, quando serão estudados quais procedimentos serão utilizados de acordo com cada tipo de emergência.
Além disso, também estão previstas ações educativas, como palestras em escolas e ações para conscientizar a população a não jogar lixo nas ruas, fator que compromete a rede de drenagem.
Previsão para 2024
O gerente da Cimehgo, André Amorim, informou que previsão é que a região Centro-Oeste passe por fortes chuvas, especialmente a cidade de Goiânia, nos meses de janeiro e fevereiro.
Amorim aproveitou para fazer um apelo à população e conscientizar sobre o uso correto para o descarte de lixo.
“Um dos problemas que vejo crítico é a situação das pessoas colocarem lixo no chão, ao invés de utilizar lixeira. Então, a primeira coisa que acontece é a chuva arrastar esse lixo e tapar os bueiros”, relembra.