A empresa responsável pelo caminhão-tanque que derramou cerca de 18 mil litros de óleo na BR-153 nesta terça-feira (5/9), em Goiânia, foi multada em R$ 140 mil. O vazamento de óleo na pista ocorreu depois que o veículo se envolveu em um acidente.
Além do valor estipulado, a empresa que não teve o nome revelado, ainda foi notificada a apresentar relatórios para sanar os danos ambientais que foram causados.
Vazamento de óleo em Goiânia

O acidente ocorreu após um caminhão-tanque desviar de um carro, atingir a estrutura da passarela e ter o tanque furado. Segundo a concessionária responsável pela rodovia, uma das pistas no sentindo de Goiânia a Anápolis, precisou ser interditada por volta das 7 horas da manhã, ocasionando um congestionamento no local.
De acordo com a Prefeitura de Goiânia, a infração ambiental ocasionada pela empresa está prevista no artigo 61 do decreto federal n° 6.514/08, na qual afirma que quaisquer poluições de qualquer natureza em níveis que resultam em danos à saúde humana, de animais ou da biodiversidade, devem ser aplicadas punições.
Conforme o diretor de fiscalização, Renato Medeiros, os órgãos responsáveis ainda estão estudando a proporção do caso para averiguarem se será necessário outro tipo de penalização.
“Nossa equipe ainda está avaliando a extensão do dano, não só do solo, mas do curso hídrico do córrego palmito. A princípio foi lavrada essa multa de R$ 140 mil”, pontuou.
Medidas

Os agentes da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) alegaram que o Corpo de Bombeiros também está trabalhando na ocorrência para evitar que o óleo atinja os mananciais que estão próximos ao local do vazamento.