O apresentador Fausto Silva, conhecido como Faustão, recebeu um novo coração neste domingo (27/8). A cirurgia foi realizada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Faustão ficou cerca de sete dias na fila de transplante, na qual ocupava a segunda posição. A fila é totalmente controlada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Os pacientes, por meio do SUS, recebem assistência integral, equânime, universal e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante.”, informou o Ministério da Saúde em nota.
Transplante do apresentador Faustão
Alguns fatores foram determinantes para o transplante de coração do apresentador. Um deles é o grave estado de saúde no qual se encontrava, outro é a recusa de outro paciente na fila de transplantes.
A preferência de prioridade segue critérios técnicos nos quais fatores como tipo sanguíneo, correspondência de peso e altura, compatibilidade genética, além de critérios específicos de gravidade, estabelecem a sequência dos pacientes elegíveis para transplante.
A distância do doador e receptor também interfere na lista, uma vez que o órgão retirado deve ser transplantado em um intervalo máximo de quatro horas.
Segundo a Central de Transplantes do Estado de São Paulo, o sistema de gerenciamento trouxe 12 pacientes que atendiam aos requisitos, destes, quatro estavam sendo priorizados.
Faustão, que tem sangue tipo B, ocupava o segundo lugar da fila de pacientes com características semelhantes às suas. Ele recebeu o órgão pois o paciente que estava no primeiro lugar recusou o transplante.
Ainda conforme a Central, pacientes com tipagem sanguínea B costumam ficar entre 1 a 3 meses na fila de espera pelo o transplante.
De acordo com o Ministério da Saúde, Faustão se adequava nos quesitos de prioridade para ser transplantado, devido seu “estado muito grave”.
“Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica”, destacou.
Próximos passos
O Hospital Albert Einstein emitiu um boletim médico após a cirurgia atualizando sobre o estado de saúde do apresentador. Agora, Faustão segue internado para monitoramento do órgão e controle de rejeição.
“O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição”, diz o boletim.