A doação de leite materno pode salvar, em média, 100 recém-nascidos por mês em Goiânia. O alimento é rico em nutrientes, anticorpos e enzinas essenciais para o desenvolvimento do bebê.
Segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o leite materno deve ser o alimento exclusivo do recém-nascido até seus seis meses de vida, sendo ideal a continuação da amamentação até os 2 anos.
Doação de leite materno
Apesar de essencial, nem todos os pequenos têm acesso ao aleitamento materno desde o nascimento. Por isso, é fundamental a ação de solidariedade para doação do alimento.
Por isso, para celebrar o “Agosto Dourado”, mês do aleitamento materno no Brasil, a rede municipal de saúde de Goiânia está incentivando as mães a irem aos pontos de coleta distribuídos na cidade para contribuir e auxiliar na nutrição dos bebês internados.
De acordo com o médico pediatra da Maternidade Nascer Cidadão (MNC), Sebastião Leite, o aleitamento materno é essencial para o desenvolvimento dos recém-nascidos.
“Entre os benefícios do aleitamento materno está a diminuição do risco de alergias, asma, obesidade e doenças crônicas na infância e na vida adulta, além de fortalecer os laços afetivos entre mães e filhos”, pontua.
- Transplante de coração: Entenda como funciona a fila de espera de órgão vital para Faustão
Maria Divina Carvalho Luz é uma das mamães que precisa de doações do banco de leite para alimentar sua bebê, que está internada no Hospital e Maternidade Dona Íris (HDMI).
“Eu fico triste por não conseguir amamentar, mas me sinto feliz porque outras mães estão me ajudando e a minha filha internada está tendo leite materno para se alimentar e ficar nutrida. Não tenho palavras para expressar o quanto sou grata pela ajuda dessas lindas mães. Só posso agradecer por todo o apoio e incentivo que vocês têm me dado”, salienta.
Como ajudar
Dados da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) apontam que de janeiro a julho deste ano, foram coletados 401.100 ml de leite humano, que garantiu a nutrição de 647 bebês internados em UTIs Neonatais de unidades de saúde da capital.
O Banco de Leite Humano da Maternidade Nascer Cidadão (BLHMNC) é responsável por coletar, processar, pasteurizar e armazenar o leite doado por puérperas saudáveis e, posteriormente, realiza a distribuição das doações.
- Ômicron: Goiás não tem registros da nova variante Éris, afirma Saúde
Para ser uma mãe doada de leite materno é preciso atender a alguns requisitos, como não fumar, não fazer uso de drogas e de bebidas alcoólicas. A doadora também não pode ter recebido sangue nos últimos cinco anos, nem fazer uso de medicamentos que contenham restrições à amamentação e, consequentemente, à doação.
Veja os pontos de doação em Goiânia:
Banco de Leite MNC
- Funcionamento: todos os dias da semana, das 7 às 11 horas e da 13h30 às 15h30
- Mais informações: (62) 3298-1214
Posto de Coleta do HDMI
- Funcionamento: todos os dias da semana, das 7 às 19h
- Mais informações: (62) 3956-8887 | 96047570 (WhatsApp)
Posto de Coleta HMMCC
- Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17h
- Mais informações: (62) 3121-6265