As inscrições para o processo seletivo para 10 mil vagas do programa Aprendiz do Futuro foram prorrogadas até o dia 10 de setembro. Inicialmente, o prazo terminaria na última sexta-feira (25/8).
Desta forma, os interessados terão mais tempo para se candidatarem a uma vaga no principal programa de socioaprendizagem do Brasil, que tem ênfase em tecnologia, mercado de trabalho, alta performance e um impacto social significativo na vida de jovens em situação vulnerável.
Como se inscrever para o programa Aprendiz do Futuro
As inscrições podem ser efetuadas através do site oficial do programa, e o edital completo, contendo todos os detalhes, encontra-se disponível no site da Seds.
Jovens com idades entre 14 anos (até completarem 15 anos e 11 meses) têm a oportunidade de se inscrever, desde que estejam em situação de vulnerabilidade econômica e social. Além disso, é necessário que a família esteja inscrita no Cadastro Único, que o candidato seja aluno de escola pública ou beneficiário de bolsa integral em escola particular, e que a renda familiar não exceda dois níveis mínimos.
- Transplante de coração: Entenda como funciona a fila de espera de órgão vital para Faustão
O programa também é direcionado a jovens pertencentes a grupos étnicos tradicionais, como indígenas, quilombolas, ciganos ou afrodescendentes. Caso o candidato provenha de uma família onde tenha sofrido vítima de violência doméstica, ele também se tornará elegível para o Aprendiz do Futuro.
Os selecionados para o programa recebem um salário de R$ 619,99, além de férias, 13º salário, um vale-alimentação no valor de R$ 150, seguro de vida, uniforme, crachá e vale-transporte. O processo de seleção incluirá uma cota de 5% a 10% reservada para pessoas com deficiência, sem limitação de idade.
Atualmente, o programa conta com 6.594 jovens participantes em diversos órgãos públicos em 246 municípios. Os resultados serão divulgados no site da Seds e nas redes sociais da secretaria.