O fim de semana em Goiás foi marcado por diversas questões climáticas, que causaram estragos e problemas para os goianos. Chuva, ventania e nuvem de poeira foram registradas em diversas regiões.
Entre as ocorrências há queda de árvores, carros estragados, tendas derrubadas, falta de energia, queda de jamelões, semáforos inoperantes e outros.
Goiânia estava há quase dois meses sem chuvas e o clima no fim de semana foi influenciado pela chegada de uma frente fria que avança pelo sul do país.
Fim de semana em Goiás
O clima começou a apresentar mudanças na manhã de sábado (19), quando a população se deparou com uma nuvem de poeira que encobria Goiânia e cidades da Região Metropolitana.
Algumas cidades também registraram a tempestade de poeira no domingo (20), como Cristianópolis e Hidrolândia, dificultando a visibilidade de motoristas em rodovias.
No domingo algumas cidades do estado registraram fortes chuvas e ventania, como a capital goiana. O clima causou transtornos no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna, onde acontecia uma corrida organizada por uma empresa particular.
No local, tendas foram derrubadas, um carro tombou e uma pessoa ficou ferida. O local também ficou sem energia até pelo menos o final da tarde, após a chuva.
No veículo que tombou estavam duas pessoas, que não tiveram ferimentos. A vítima que ficou ferida se machucou após tendas estragarem no local. Entretanto, foram apenas ferimentos leves e não houve necessidade de atendimento médico.
Além disso, moradores de diversas regiões na capital também relataram a falta de energia. Outro problema foi a queda de jamelões, no Parque Amazônia, que deixou a pista escorregadia com riscos de acidente de trânsito.
- Entretenimento: Base Aérea de Anápolis volta receber público com entrada gratuita; saiba como visitar
Quedas de árvores também foram registradas após a ventania e chuva. Em um condomínio fechado na capital, uma árvore caiu em cima de um carro que estava estacionado.
Em Pirenópolis, uma palmeira de aproximadamente 20 metros caiu e atingiu um carro, que foi levemente danificado. Segundo os bombeiros, não é possível afirmar que a queda foi em decorrência da chuva, mas chovia no momento do incidente.
Em Aragoiânia, há 37 km da capital, uma árvore caiu sobre a residência e deixou diversos estragos. Apesar dos danos, ninguém se feriu.
Em Luziânia, uma ventania também arrastou uma tenda, que ficou presa em cabos de fibra óptica. O Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer a retirada.
Previsão do tempo
Esta segunda-feira (21) começou com registros de pancadas de chuva em diversas regiões de Goiânia, como Jardim Europa, Jardim Atlântico, Santa Genoveva, Jardim Novo Mundo e outros. Os transtornos também foram registrados, como semáforos inoperantes na Avenida 136, no Setor Marista.
Apesar da chuva, a previsão é que o clima permaneça quente nos próximos dias, podendo chegar a 35ºC no período da tarde, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A partir de terça-feira (22), segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o tempo deve voltar a ter altas temperaturas e a umidade relativa do ar entrará em declínio novamente, chegando a ficar abaixo de 20%.