A Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre a nova variante Éris ou EG.5, da Ômicron. Até o momento ela foi identificada em 51 países.
O primeiro registro no Brasil foi feito há alguns dias no estado de São Paulo, em uma idosa de 71 anos. Entretanto, segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), ainda não há casos confirmados da subvariante no estado.
Nova variante Éris
Conforme classificação da OMS, a subvariante EG.5 é de baixo risco para a saúde pública em nível global, uma vez que não apresentou mudanças no padrão de gravidade de doença, em relação a hospitalização e óbitos.
De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, a recomendação em relação aos protocolos sanitários são os mesmos, especialmente quanto ao uso de máscara por pessoas sintomáticas, imunodeprimidas e idosos.
Além disso, a pasta volta a destacar a importância de manter altas coberturas vacinais, para evitar formas graves da doença. Hoje, a cobertura vacinal da bivalente está em 12% no estado.
“Essa subvariante aumentou a transmissibilidade, mas não tem confirmação de que ela aumentou a gravidade desses casos. Por isso a gente chama a atenção mais uma vez da população que ainda não tomou a sua dose de vacina bivalente. Quem tem 18 anos ou mais, que já tomou duas doses da vacina anterior, procure uma sala de vacinação. A vacina bivalente foi atualizada com a Ômicron. Ela protege e é segura”.
Covid-19 em Goiás
De acordo com a SES-GO, não há nos painéis e sistemas oficiais da pasta registros de aumento significativo de casos de Covid-19 no estado. Atualmente, há 1.055 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) por Covid-19, com 268 óbitos pela doença. Desta forma, não existe a necessidade de adoção de novos protocolos sanitários.
“Não temos uma situação de emergência em saúde pública decretada, nem mesmo cenário epidemiológico hoje que justifique adoção de recomendações diferentes das que já são feitas. Pode haver o aumento de casos pontuais, ocorrências de surtos, mas temos medidas que podem ser adotadas para fazer o controle dessas situações de acordo com a situação encontrada”.