A atriz Aracy Balabanian, conhecida por seus papéis marcantes como Dona Armênia em “Rainha da Sucata” e a inesquecível Cassandra em “Sai de Baixo”, faleceu na manhã desta segunda-feira (7/8), aos 83 anos.
Aracy estava sob cuidados médicos na Clínica São Vicente, localizada na Gávea, na região Sul do Rio de Janeiro. Ela foi diagnosticada com câncer no pulmão no fim do ano passado. A notícia da doença, no entanto, não foi divulgada ao público.
Uma das últimas aparições públicas de Aracy foi registrada durante um encontro no mês passado no Rio de Janeiro, onde ela foi vista ao lado de Claudia Raia e seu filho, Luca.
Vida e obra da atriz Aracy Balabanian
Aracy Balabanian deixou uma marca indelével ao dar vida a uma série de personagens que ficaram gravados na memória do público. Um de seus papéis notáveis foi o de Gabriela no programa infantil “Vila Sésamo”, em 1973.
Ao longo de sua carreira, a atriz passou dois anos na Rede Manchete, onde fez parte dos elencos das novelas “Mania de Querer” e “Helena” entre 1986 e 1988.
Em 1989, Aracy mudou para a Rede Globo, brilhando como Maria Fromet em “Que Rei Sou Eu?”.
Em 1990, ela cativou o país ao interpretar Dona Armênia em “Rainha da Sucata”, uma mãe controladora de três filhos. Aracy acrescentou sotaque e elementos da cultura armênia à trama, e o personagem fez tanto sucesso que voltou em “Deus nos Acuda” em 1992.
Em 1995, a atriz assumiu o papel de Filomena, uma manipuladora, na novela “A Próxima Vítima”.
A consagração definitiva veio com sua atuação como Cassandra em “Sai de Baixo”, em 1996. Aracy interpretou uma socialite decadente.
O programa, transmitido nas noites de domingo, foi gravado em um teatro diante de plateia ao vivo e incorporava risadas e improvisações do elenco.
Famosos lamentam morte
Nas redes sociais, famosos lamentam a passagem da atriz. Um deles foi Miguel Falabella, que atuou junto Aracy em ‘Sai de Baixo’.
“E então você se foi, assim, nesse dia ensolarado, como são ensolaradas as lembranças que invadem a minha cabeça, num jorro incessante, ainda que meu coração esteja nublado. Minha amada Aracy, minha rainha, atriz de primeira grandeza, companheira irretocável, amor de muitas vidas. Obrigado pela honra de ter estado ao seu lado exercendo nosso ofício, obrigado pelo afeto, pelos conselhos, pelas gargalhadas e pela vida que você tão delicadamente me ofereceu. Consola-me saber que estaremos para sempre juntos em alguma reprise de uma futura sessão nostálgica. Te amo para sempre. Até um dia!”, escreveu.
Isabel Teixeira, que vai interpretar mesma personagem feita por Aracy no remake de Elas por Elas, fez uma declaração para a atriz. “Aracy, aquele nosso encontro, quase marcado, vai ficar pra mais tarde. Fica aqui minha singela homenagem e a promessa que seguirei como uma navegadora atenta à rosa dos ventos desenhada por você.”.