Moradores de Nova América, a 230 quilômetros de Goiânia, encontraram vestígios de um possível cemitério indígena com cerca de, pelo menos, 200 anos.
Durante reparos em uma estrada que leva ao Povoado de Vista Alegre, Funcionários da prefeitura do município descobriram um vaso de barro, dentes supostamente humanos e fragmentos de cerâmica.
Possível cemitério indígena em Nova América
De acordo com a Prefeitura de Nova América, os objetos foram encontrados na última segunda-feira (31/7), em uma região próxima à Terra Indígena Carretão.
Ao tomar ciência da descoberta, a prefeitura isolou o local e notificou o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan).
Um vídeo gravado pelos funcionários mostra o momento em que um vaso de argila é desenterrado, junto a diversos dentes. Há suspeitas de que possam existir artefatos semelhantes enterrados nas imediações. Veja:
Ver essa foto no Instagram
Segundo informações da prefeitura, nesta sexta-feira (4), uma equipe do Iphan será enviada ao local para investigar a descoberta.
- Oportunidade: Alego anuncia concurso público para 2024; veja detalhes
Vereador indígena estima que objetos tenham cerca de 200 anos
De acordo com o vereador indígena de Nova América, Cleiton Tapuia (Podemos), os objetos que, possivelmente, pertencia aos antepassados da região podem ter, em média, 200 anos.
Ele explica que os antepassados indígenas quando morriam, enterravam os restos mortais da pessoa junto com seus objetos.
Além disso, ele ressalta que a descoberta deve ter um valor histórico importante ao estado.