O Governo de Goiás inaugurou um projeto gratuito de natação para mães e bebês em situação de vulnerabilidade social atendidos pelo Programa Meninas de Luz. As aulas serão ministradas no Centro da Juventude Tecendo o Futuro, em Goiânia.
Com apoio profissional, as mães poderão acompanhar o bebê na execução dos movimentos, em água aquecida, e aproveitarem para brincar e estreitar laços com a criança.
A presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, afirma que a iniciativa garante proteção social de jovens em situação de vulnerabilidade.
“Tudo é pensado para que as mães atendidas na unidade e seus bebês tenham qualidade de vida e essa é mais uma ação dentro de uma rede de proteção criada para que essas mães possam cuidar de seus filhos da melhor forma possível, com saúde, inclusão social e oportunidade para essas famílias.”.
Projeto gratuito de natação para mães e bebês
A atividade aquática é voltada para crianças a partir de seis meses. A prática promove o desenvolvimento corporal e psicomotor, fortalece o sistema respiratório e muscular, auxilia na qualidade do sono e ainda reforça vínculos afetivos.
As aulas são gratuitas e realizadas quinzenalmente na unidade localizada no Jardim Novo Mundo, na capital. As mães devem ser integrantes do Programa Meninas de Luz.
O projeto Meninas de Luz tem como foco auxiliar jovens grávidas e mães em situação de vulnerabilidade social com até 21 anos de idade. Os participantes recebem kits completos para seus bebês, contendo itens essenciais como banheiras, roupas, mantas e produtos de higiene, além de fraldas descartáveis e uma “farmacinha”.
Dentro do programa, uma equipe multidisciplinar trabalha com os participantes em diversos temas importantes, como educação sexual, saúde, cuidados com o bebê, vacinação, planejamento familiar e direitos do cidadão. Além disso, as jovens têm acesso gratuito a atendimento psicológico, odontológico e de enfermagem, visando oferecer suporte integral para elas e seus filhos.