Um piloto de parapente, de 41 anos, ficou feriado após fazer um pouso de emergência no Parque Estadual da Serra de Jaraguá, na região central do estado de Goiás.
O acidente aconteceu na segunda-feira (24) durante o campeonato internacional 13º X Cerrado, que é realizado até a próxima sexta-feira (28).
Competidor na modalidade há 15 anos, o piloto Evanderson Gomes de Andrade mora em Rio Claro, São Paulo. Na competição, ele ocupava a segunda colocação, mas precisou deixar o campeonato pois teve uma fratura na bacia.
Entenda como aconteceu o incidente com o piloto de parapente
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o piloto teve um problema com o equipamento durante o voo e, por isso, precisou acionar o paraquedas reserva.
Assim que percebeu os problemas com o equipamento, ele acionou via rádio um outro piloto que também estava voando para ajudá-lo. Esse amigo então chamou o resgate.
Segundo a corporação, no momento do incidente estava ventando muito e o piloto só conseguiu pousar em uma região de vegetação distante da planejada.
No momento do socorro, o piloto queixava-se de dores no quadril. Ele então foi imobilizado e levado para o Hospital Estadual de Jaraguá (Heja), mas precisou ser transferido para o Hospital de Urgências de Goiás (Hugo), em Goiânia, após ser constatada uma fratura na bacia.
Evanderson segue internado na enfermaria, com estado geral estável. Após receber alta, terá que ficar um tempo afastado do esporte para recuperação.
Em nota, o presidente do Goiases Parapente Clube e organizador do evento, Guide da Veiga, disse que o piloto seguiu o protocolo de segurança.
Segundo relato do próprio piloto, o parapente reabriu com muita pressão, vindo arrebentar algumas linhas, ocasionando a perda da dirigibilidade!
Imediatamente o piloto jogou o paraquedas reserva, que é o protocolo de segurança em momentos de emergência.
Por causa do vento forte o piloto acabou batendo com mais intensidade no chão, ocasionando lesões na região lombar.
Ao menos dois pilotos já morreram durante campeonatos anuais de parapente no Parque Estadual de Jaraguá. O caso mais recente é do Policial Militar aposentado Airton Alves, em 2019. Ele teve fraturas na cabeça, barriga e tórax e chegou a ser levado para uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos.
Campeonato
O campeonato X Cerrado começou no último dia 1º e segue até o dia 28 de julho, com premiações semanais por categoria e premiação final na Open.
Ao final de cada etapa haverá premiações por categoria, com troféus do 1° ao 3° lugar, onde serão somados os 3 maiores voos por quilometragem OLC.
No final da quarta etapa também haverá premiações na categoria Open, onde serão premiados os 5 melhores no geral, com troféus e premiação em dinheiro!
Nota da organização
O piloto Evanderson Gomes participava da 13ª Edição do campeonato de parapente “XCERRADO” na cidade de Jaraguá e durante o voo, quando sobrevoava uma zona rural, teve um incidente onde seu parapente fechou.
Segundo relato do próprio piloto, o parapente reabriu com muita pressão, vindo arrebentar algumas linhas, ocasionando a perda da dirigibilidade!
Imediatamente o piloto jogou o paraquedas reserva, que é o protocolo de segurança em momentos de emergência.
Por causa do vento forte o piloto acabou batendo com mais intensidade no chão, ocasionando lesões na região lombar.
O piloto foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, encaminhado para o hospital de Jaraguá, onde realizou alguns exames e posteriormente foi encaminhado para o HUGO em Goiânia, onde encontra-se internado!
No dia de ontem 25/07, desloquei até a capital goiana e fiz uma visita ao piloto no hospital e como presidente do clube e organizador do evento, nos colocamos à disposição do piloto no que for necessário!
Guide da Veiga
Presidente do Goiases Parapente Clube e
Organizador do XCERRADO