Nos últimos dias, notícias e memes inundaram a internet sobre o Chat GPT. Para quem não está antenado com novas tecnologias, pode ter passado batido e não ter percebido como essa ferramenta vai impactar nossas vidas. Saiba porquê.
O Chat GPT é uma inteligência artificial que escreve textos como se fosse uma pessoa real, ou seja, com a capacidade de desenvolvimento de raciocínio.
É um modelo de linguagem natural que utiliza deep learning para entender e gerar texto em diversos idiomas. Ele foi treinado através de um enorme conjunto de dados para entender as nuances da linguagem humana e, assim, ser capaz de responder a perguntas e produzir, cada vez mais, textos de qualidade.
Bom, e o que é deep learning?
É um conjunto de tarefas que treina a máquina para realizar um profundo estudo através dos algoritmos e compreender o comportamento humano, realizar o reconhecimento de voz, identificar imagens e ainda, com a compreensão destes hábitos, prever futuras ações.
Essas extensas pesquisas e análises através da tecnologia fazem parte de um complexo universo de desenvolvimento denominado de Inteligência Artificial (IA). E isso tem tudo haver com a internet e o modo como você se relaciona com ela.
Fala-se em Quarta Revolução Industrial (ou Internet 4.0) a forma como o avanço da tecnologia, inteligência artificial e a internet tem mudado o modelo de comercialização no mundo.
Relação de Chat GPT, Google e especialista SEO
Qualquer empreendimento para ser conhecido e aumentar o potencial de negócio, precisa existir no mundo virtual, seja com site próprio ou nas redes sociais, empresas e profissionais têm se comunicado com o seu público para buscar mais efetivação de transações.
A partir daí, fomentou-se o marketing digital – especialistas em diversas áreas para impulsionar a visibilidade e possibilidade de fechar negócios.
Um fundamento primordial é a criação de conteúdos. Uma loja precisa apresentar o produto; o médico precisa falar de sua especialidade; um especialista precisa apresentar seu trabalho e assim por diante.
Quanto mais discorrer sobre seu produto ou serviço e melhor conseguir informar, mais relevância você passa a ter no interesse dos usuários.
Isso é tão lógico que os algoritmos entenderam isso também. Suponhamos que você precise de um celular e encontre alguns modelos disponíveis na internet, naturalmente você vai comprar o modelo que melhor descreve as qualidades que ele oferece.
Ir na busca do Google para procurar o que precisa, tem sido um comportamento tão intrínseco que a disputa para aparecer nas primeiras páginas se tornou uma necessidade de muitas empresas e profissionais com a ajuda do especialista em SEO (Search Engine Optimization).
O especialista em SEO compreende as tendências dos algoritmos e cria estratégias para melhorar o rankeamento do site no Google. Se você tem um site e quer melhorar o seu desempenho, você vai precisar um dia.
O impacto sobre nossas escolhas
Com a capacidade do Chat GPT criar textos, qualquer pessoa vai conseguir criar conteúdos. Lembre-se que é um requisito fundamental para se destacar no mundo digital, como mencionamos acima.
Ficou extremamente fácil para um site ser criado hoje com informações suficientes para despontar em menos tempo que muitos profissionais levaram, dedicando esforços para escrever artigos ou descrever seus produtos.
A disputa passa a ser muito mais acirrada e só um especialista em SEO saberá orientar como agir de acordo com as novas práticas.
Por que vai impactar em nossas escolhas?
Imagine que muitos profissionais que não saberiam como escrever sobre si, agora, conseguirão.
A solução trazida pelo Chat GPT vai se popularizar e espera-se que a internet seja tomada de informações criadas por esse sistema, visto que, tem a capacidade de escrever como uma pessoa real e, assim, obter relevância.
Um site com conteúdos desenvolvidos pelo Chat GPT poderá aparecer nas primeiras posições e, se levarmos em consideração o comportamento do usuário de decidir entre os listados na primeira página do Google, possivelmente escolheremos entre as opções que uma máquina criou.
Um indicativo de que a máquina está vencendo o homem? Não por enquanto. Mas, não sabemos quanto tempo pode levar. Quando se trata de tecnologia, os avanços são tão céleres, a ponto de uma única geração presenciar todas estas inovações.
Também não se pode dizer que o conteúdo criado pelo Chat GPT seja ruim. Baseado no tema proposto, ele faz uma “varredura” na internet, analisa o que é predominante acerca de um assunto e formula um novo texto com uma lógica humana.
A não ser que haja a predominância de um fato mentiroso, o que o Chat GPT traz é nada mais que o resumo da “verdade”. Por isso, o potencial do texto desenvolvido por ele se tornar relevante.
Aqui, chamamos a atenção ao fato de que ele só consegue escrever sobre um tópico, a partir do momento que já exista alguma abordagem na internet. Desenvolver um conteúdo original continua sendo da capacidade humana. O quanto esse conteúdo original e mais qualificado vai se destacar competindo entre muitos, não saberemos.
O que sabemos é que o Google zela pelas boas práticas. Ele só tem conseguido se manter no posto do maior buscador do planeta porque entrega resultados relevantes aos usuários através da sua lógica de algoritmos, tendo facilitado e mudado a rotina do comportamento humano. Isso não vai mudar.
Dificilmente, ele vai combater a inteligência artificial. Inclusive, ele próprio já tem o seu – BERT, para concorrer com o Chat GPT, desenvolvido pela Microsoft.
Alguns especialistas oferecem análise SEO gratuita do site com o intuito de estudar o comportamento dos algoritmos para compreender como o Google vai medir a relevância do que vai ser entregue ao usuário nos resultados de pesquisa.
Ironicamente, parece ser uma disputa onde a máquina analisa o homem e o homem analisa a máquina para saber quem melhor compreende a natureza do outro.
Um tanto filosófico e tema para muitos questionamentos que ainda não compreendemos onde vai nos guiar.