As três principais operadoras de telefonia do país cogitam pôr fim ao acesso ilimitado a aplicativos pré-determinados no contrato, como o WhatsApp.
Executivos da Tim, Vivo e Claro já sinalizaram que o tema já está em discussão pelas empresas.
O que dizem as operadoras de telefonia
Durante um evento de inovação em telecomunicações realizado em junho, o presidente do grupo Claro Brasil, José Felix, criticou a estratégia, chamando-a de um erro.
Ele mencionou que a Claro tem gastos significativos na casa dos milhões para manter o consumo de dados em plataformas pertencentes às big techs.
A operadora oferece planos que incluem acesso ilimitado a aplicativos como WhatsApp, Waze, Instagram, TikTok e Facebook.
Segundo ele, para sustentar esses planos, as operadoras assumem os custos de fornecimento de dados, seja por meio de incentivos para atrair clientes ou cobrando das empresas provedoras de aplicativos.
Já a Tim garante acesso livre ao WhatsApp e Deezer em seus planos pré e pós-pagos, os quais também incluem acesso ilimitado ao Instagram, Facebook e Twitter.
Em entrevista ao Estadão, Fábio Avellar, diretor de receitas da TIM, disse que ter um tráfego não remunerado sempre resulta em prejuízo para a empresa.
Ele explicou que a operadora precisa avaliar se a estratégia de oferecer acesso gratuito atrai clientes o bastante para cobrir os custos associados.
A Vivo é a operadora que oferece a menor quantidade de acesso ilimitado a aplicativos. Os clientes da empresa têm acesso ilimitado apenas ao WhatsApp. Alguns planos pós-pagos da Vivo também incluem acesso ilimitado ao Waze.
Além disso, a operadora confirmou que trabalha para reduzir o número de aplicativos com acesso livre.
Operadoras podem pôr fim ao acesso ilimitado de dados em apps
Atualmente, as operadoras oferecem pacotes de dados com limites de consumo. Em alguns casos, por meio de acordos com empresas de tecnologia, certos aplicativos são excluídos da contabilização do consumo de dados.
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De acordo com os dados da TIC Domicílios, realizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), esse tipo de oferta de serviços fez crescer a venda de planos no país.
Vale destacar que 62% dos brasileiros acessam a internet exclusivamente pelo celular e que a troca de mensagens via WhatsApp é o principal uso dos celulares no Brasil.