As três principais operadoras de telefonia do país cogitam pôr fim ao acesso ilimitado a aplicativos pré-determinados no contrato, como o WhatsApp.
Executivos da Tim, Vivo e Claro já sinalizaram que o tema já está em discussão pelas empresas.
O que dizem as operadoras de telefonia
Durante um evento de inovação em telecomunicações realizado em junho, o presidente do grupo Claro Brasil, José Felix, criticou a estratégia, chamando-a de um erro.
Ele mencionou que a Claro tem gastos significativos na casa dos milhões para manter o consumo de dados em plataformas pertencentes às big techs.
A operadora oferece planos que incluem acesso ilimitado a aplicativos como WhatsApp, Waze, Instagram, TikTok e Facebook.
Segundo ele, para sustentar esses planos, as operadoras assumem os custos de fornecimento de dados, seja por meio de incentivos para atrair clientes ou cobrando das empresas provedoras de aplicativos.
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Já a Tim garante acesso livre ao WhatsApp e Deezer em seus planos pré e pós-pagos, os quais também incluem acesso ilimitado ao Instagram, Facebook e Twitter.
Em entrevista ao Estadão, Fábio Avellar, diretor de receitas da TIM, disse que ter um tráfego não remunerado sempre resulta em prejuízo para a empresa.
Ele explicou que a operadora precisa avaliar se a estratégia de oferecer acesso gratuito atrai clientes o bastante para cobrir os custos associados.
A Vivo é a operadora que oferece a menor quantidade de acesso ilimitado a aplicativos. Os clientes da empresa têm acesso ilimitado apenas ao WhatsApp. Alguns planos pós-pagos da Vivo também incluem acesso ilimitado ao Waze.
Além disso, a operadora confirmou que trabalha para reduzir o número de aplicativos com acesso livre.
Operadoras podem pôr fim ao acesso ilimitado de dados em apps
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Atualmente, as operadoras oferecem pacotes de dados com limites de consumo. Em alguns casos, por meio de acordos com empresas de tecnologia, certos aplicativos são excluídos da contabilização do consumo de dados.
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De acordo com os dados da TIC Domicílios, realizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), esse tipo de oferta de serviços fez crescer a venda de planos no país.
Vale destacar que 62% dos brasileiros acessam a internet exclusivamente pelo celular e que a troca de mensagens via WhatsApp é o principal uso dos celulares no Brasil.