O Atlas Mundial da Obesidade 2023 revela um aumento significativo na prevalência da obesidade em todo o mundo. No Brasil, estima-se que 41% dos adultos terão obesidade em 2035. O crescimento anual entre adultos é de 2,8%, enquanto na infância, a taxa é ainda mais preocupante, atingindo 4,4% ao ano até 2035.
Segundo o gastro cirurgião Leonardo Porto Sebba, os dados, divulgados pela Federação Mundial de Obesidade, colocam o Brasil em um nível de alerta muito alto, superando a taxa de aumento da obesidade infantil em países como Argentina e Estados Unidos (2,4% em ambos os casos).
Além disso, outro dado que preocupa pais e médicos é o aumento do peso entre adolescentes e crianças. No Brasil, estima-se que, em 12 anos, cerca de 23% das meninas e 33% dos meninos serão obesos no país. Até 2020, 12,5% das meninas e 18% dos meninos estavam nessa condição.
Por isso, a cirurgia para perda de peso está se tornando mais comum entre crianças e adolescentes, como mostra nova pesquisa feita nos Estados Unidos. O número de cirurgias metabólicas e bariátricas concluídas entre jovens de 10 a 19 anos aumentou desde 2016.
Entre a classe médica já é consenso que cirurgia possa ser uma alternativa prudente , após uma conversa franca e esclarecedora entre médico, pais e paciente. Como já divulgado, a cirurgia bariátrica é um procedimento seguro e indicado no tratamento da obesidade grave e busca não só reduzir o tamanho do estômago, como também leva a alterações endocrinológicas importantes que auxiliam na redução do peso, além de diminuir, por exemplo, riscos como hipertensão, apneia e doenças cardiovasculares. Prevenir e combater a obesidade são essenciais na busca pela qualidade de vida.
Contato:
Leonardo Porto Sebba
Gastro cirurgião
62 99998-4376