Dia 7 de julho é comemorado o Dia Mundial do Chocolate, que além de alegrar a vida, traz benefícios para a saúde. Seja em bolos, sorvetes, cookies ou bebidas, o fato é que o sabor marcante do chocolate sempre está presente.
Por isso, para os chocólatras de plantão, separamos cinco curiosidades sobre a produção do chocolate. Confira!
Curiosidades que você ainda não sabe sobre o chocolate
1- Cacau
O chocolate é feito a partir do cacau, que é o fruto do cacaueiro. As sementes de cacau são fermentadas, secas e torradas antes de serem transformadas em chocolate.
Normalmente, o cultivo do cacau ocorre em sistemas agroflorestais, nos quais as árvores de cacau são plantadas sob a sombra de árvores mais altas, fornecendo as condições ideais para seu desenvolvimento.
Os vestígios mais antigos de cacau foram encontrados em sítios arqueológicos na região amazônica do Equador, há cerca de 5 mil anos.
2- Tipos de cacau
Existem três tipos distintos de cacau. O primeiro tipo é conhecido como cacau criolo, que é o fruto original e mais antigo. Ele é reconhecido por sua intensidade aromática e sabor excepcional. No entanto, atualmente, representa apenas cerca de 5% da produção total de cacau.
O segundo tipo é o cacau forasteiro, que se originou na Amazônia e foi levado para outras regiões do mundo. Nessas novas localidades, o cacau forasteiro se fortaleceu e desenvolveu uma maior resistência. Hoje, ele é responsável por aproximadamente 80% da produção global de cacau.
O terceiro tipo é conhecido como cacau trinitário, resultado do retorno do cacau forasteiro às Américas. Esse encontro entre o cacau forasteiro e o criolo gerou uma variedade híbrida. Atualmente, o cacau trinitário representa cerca de 15% da produção total de cacau.
3- Maiores produtores
O Brasil ocupa atualmente a posição de sétimo maior produtor de cacau do mundo. Embora a produção brasileira seja significativa, países da África Ocidental, como Costa do Marfim e Gana, são reconhecidos como os maiores produtores de cacau globalmente. Essas nações desempenham um papel crucial na indústria, sendo responsáveis pela maior parte da produção mundial. Além disso, a Nigéria e Camarões também se destacam como importantes países produtores de cacau.
4- Processamento
Os países que mais processam cacau no mundo incluem os Países Baixos, Estados Unidos, Alemanha, Bélgica e Suíça, considerados centros de inovação e referência em termos de qualidade na indústria.
Embora o Brasil não esteja entre os principais produtores e processadores, o país possui uma história significativa no cultivo do fruto, especialmente nas regiões da Amazônia e no sul da Bahia.
Além disso, no Brasil os grãos de cacau são transformados em produtos como massa de cacau, manteiga de cacau e chocolate.
5- Tipos de chocolate
O chocolate branco não é considerado tecnicamente chocolate, pois não contém massa de cacau. É feito principalmente de manteiga de cacau, açúcar e leite.
Já o chocolate amargo, com alta concentração de cacau, pode ter benefícios para a saúde. É rico em antioxidantes e pode ajudar a melhorar a função cardiovascular.
Além disso, o consumo de chocolate tem sido associado à liberação de endorfina, um hormônio que traz sensação de prazer e bem-estar.