A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (6/7) a Operação Teste Rápido, para combater o desvio de dinheiro do Sistema Único de Saúde (SUS) durante a pandemia de Covid-19, em Goiás.
No total, quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo.
Ex-secretário de saúde é investigado por desvio de dinheiro durante a pandemia
De acordo com a PF, o ex-secretário de saúde de Senador Canedo é um dos alvos da investigação. A corporação acredita que ele tenha desviado recursos públicos do SUS através de contratações irregulares, com a colaboração de uma empresa específica, que não teve o nome divulgado.
Informações apontam que os valores dos produtos fornecidos pela empresa eram superfaturados, aproveitando-se do momento de emergência em saúde pública ocasionada pela pandemia de Covid-19.
Conforme divulgado pela PF, a empresa que fornecia os produtos médicos não atuava no segmento e estava vinculada a uma pessoa próxima do ex-secretário.
A investigação ainda apontou que a empresa foi contratada por meio de dois procedimentos de dispensa de licitação direcionados, por um valor global de aproximadamente R$ 1 milhão. A investigação ainda apontou a participação de outros agentes públicos municipais.
Operação
Segundo a PF, a investigação começou após comunicação da Procuradoria Geral do Município de Senador Canedo à Polícia Civil do Estado de Goiás.
As informações envolviam questões sobre procedimentos de dispensa de licitação com suspeitas de fraude, cujo objetivo era realizar contratações de emergência para aquisição de materiais e serviços relacionados ao combate da pandemia de Covid-19.
Devido ao envolvimento de recursos federais, especialmente provenientes do SUS, a competência para julgamento do caso foi atribuída à Justiça Federal.
Prefeitura de Senador Canedo
Em nota, a Prefeitura de Senador Canedo informou que os fatos apurados são referentes à gestão passada.
A Prefeitura de Senador Canedo informa que os fatos narrados pela Operação Teste Rápido se referem à gestão anterior, encerrada em 2020.
Informa ainda que não foi notificada sobre a Operação, mas se mantém aberta às investigações, já contribuindo com procedimentos abertos em 2021 pela Polícia Civil e pela Controladoria Geral da União.
A Prefeitura Municipal de Senador Canedo mantém seu compromisso com a transparência e o bom uso do dinheiro público, especialmente em setores essenciais, como é o caso da saúde.