O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) divulgou, na manhã desta segunda-feira (26/6), um boletim alertando para a baixa umidade do ar no estado.
O inverno começou na última semana e termina no dia 23 de setembro. Nesta época do ano, a massa de ar seco é predominante.
Tempo em Goiás

A tendência é que a umidade relativa do ar abaixe durante o período da tarde, já que as noites e manhãs são mais geladas.
Quando a umidade relativa do ar está entre 21% e 30%, é considerado um estado de atenção, uma vez que o nível ideal é acima de 60%.
É importante ressaltar que durante esses dias, a umidade tende a diminuir gradativamente a partir das 11h, atingindo o ponto mais baixo por volta das 15h, quando pode chegar a 25%.
Historicamente, os meses de agosto e setembro são conhecidos como os períodos severos em relação à baixa umidade do ar, o que geralmente acende um estado de alerta e, eventualmente, de emergência.

Recomendação
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), durante o inverno a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30%. O fenômeno pode aumentar os riscos de queimadas e o surgimento de doenças respiratórias.
A recomendação é ficar sempre hidratado, aumentando a ingestão de água, evitar desgaste físico nas horas mais secas e, ainda, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.