Foi sancionada, nesta quarta-feira (21/6), a lei que reajusta em 14,95% o piso salarial dos professores municipais de Goiânia.
Com a medida, os vencimentos dos educadores da rede municipal passará de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55.
Reajuste do salário dos professores municipais de Goiânia
A decisão do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) em conceder o aumento aos profissionais da educação, vem com atraso de aproximadamente seis meses.
Vale destacar que o Ministério da Educação aprovou o reajuste do piso salarial nacional da categoria, em janeiro deste ano.
Contudo, o pagamento do retroativo será feito apenas de abril em diante, que ainda deverá pago em duas parcelas. É o que informou a Prefeitura de Goiânia, até o momento.
A primeira de 7,50%, deve ser paga já no mês de junho; a segunda, de 7,45%, deverá ser depositada a partir de outubro.
Dessa forma, o Paço continuará devendo aos professores da rede municipal de ensino o retroatvio referente aos meses de janeiro a março.
Sintego diz que continuará cobrando retroativo da prefeitura
Ao Portal Dia, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) destacou que continuará debatendo e exigindo a questão da data-base, “pois é um direito garantido à categoria”.
O aumento salarial para os professores deveria ter sido efetivado a partir de janeiro, conforme estabelecido pela Lei Federal 11.738/08.
A reportagem procurou a Prefeitura de Goiânia para se manifestar sobre o retroativo dos meses de janeiro a março, mas até o fechamento desta matéria, não obteve retorno.