Uma cena um tanto incomum, circula nas redes sociais. Trata-se de um cavalo sendo transportado dentro do porta-malas de um carro.
O flagrante foi registrado na GO-154, em Itaguari, no centro goiano.
Cavalo no porta-malas
No vídeo, é possível ver que o animal é transportado em um Volkswagen Parati, que compartilha o mesmo espaço com uma criança de boné vermelho. Veja:
Ver essa foto no Instagram
Além do perigo de transportar um animal de grande porte em um veículo tão pequeno, internautas que viram o vídeo se questionaram sobre como o cavalo foi parar dentro do porta-malas do veículo.
Segundo o artigo 169 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), é vedado o transporte de animais soltos dentro do veículo ou de qualquer maneira que possa causar distração. Essa conduta é classificada como infração leve, sujeita à aplicação de multa.
O Portal Dia procurou a Polícia Militar e o Detran-GO para saber se alguma medida foi tomada, mas até o fechamento desta matéria, não obteve retorno.
Cuidados para transportar cavalos
Ao transportar animais, o primeiro procedimento de preocupação é a obtenção do Guia de Trânsito Animal (GTA), emitido por um médico veterinário responsável.
Esse documento contém informações como destino, condições sanitárias, dados do animal e objetivo do transporte do equino.
A exigência é estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e a falta do GTA pode resultar em multas.
Geralmente, o transporte de equinos é realizado em caminhões, mas alguns criadores também investem em trailers.
O veículo deve ser especialmente projetado para o transporte de equinos, com piso apropriado, rampa e altura adequada da porta. O uso de protetores para membros, cauda e orelhas também é recomendado.
Segundo a médica veterinária Jéssica Almeida, o espaço é crucial, devendo ser suficiente para que o animal fique em pé em sua posição natural e, eventualmente, tenha espaço para deitar-se.