Você já parou para se perguntar por que o Dia dos Namorados é comemorado em datas diferentes no Brasil e no resto do mundo? Essa discrepância pode parecer curiosa, mas existe uma razão para isso.
Descubra agora o motivo por trás dessas diferentes celebrações amorosas e como o mundo abraça essa data especial de maneiras únicas.
Dia dos Namorados
No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado todo dia 12 de junho, desde 1948, enquanto a Europa e os Estados Unidos celebram o chamado Valentine’s Day (dia de São Valentim, em português) no dia 14 de fevereiro. A diferença de datas é principalmente devido a questões comerciais.
A iniciativa de estabelecer a celebração do Dia dos Namorados no Brasil foi proposta pelo publicitário João Doria, pai do empresário, jornalista e ex-governador de São Paulo, João Doria Jr. Foi por meio dele que a data foi oficialmente instituída, em 1948.
- Jantar romântico em Goiânia: lugares para levar seu amor
Como proprietário da agência Standart Propaganda, João Doria foi contratado pela loja Exposição Clipper com o objetivo de impulsionar as vendas em junho, um período fraco para o comércio.
Dessa forma, inspirado pelo êxito do Dia das Mães, João Doria instituiu o Dia dos Namorados como uma nova data de troca de presentes ao longo do ano.
Já, especificamente, o dia 12 foi selecionado por estar na véspera da celebração de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro no país.
Essa combinação entre a necessidade de impulsionar as vendas e a relevância cultural de Santo Antônio contribuiu para o sucesso da data no Brasil.
“Não é só com beijos que se prova o amor! Não se esqueçam: amor com amor se paga”, dizia um slogan do primeiro Dia dos Namorados brasileiro.
Na época, a propaganda do Dia dos Namorados criada por João Doria foi reconhecida como a melhor do ano pela Associação Paulista de Propaganda.
3ª melhor data para o comércio
Hoje em dia, o Dia dos Namorados se estabeleceu como a terceira melhor data para o comércio no Brasil, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.
- Dia dos Namorados: melhores lugares para viajar com o mozão em Goiás
De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), estima-se que em 2023 a celebração movimente cerca de R$ 23 bilhões em presentes e comemorações.
Isso reflete o impacto significativo e o potencial econômico que essa data especial possui no país.
Com informações da BBC News Brasil