O prazo para pagamento da sexta parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), referente ao mês de junho, começa na próxima segunda-feira (12/6).
O parcelamento do IPVA está disponível desde o ano passado. Em Goiás, os proprietários de veículos puderam parcelar o tributo em até nove vezes, para veículos com finais de placa 1 e 2, e em até dez vezes para veículos com placas final 3 a 0.
Pagamento da sexta parcela do IPVA
O calendário de pagamento referente ao mês de junho segue até o dia 23 do mesmo mês e pode ser acessado através do site da Economia.
Neste mês, o vencimento começa na segunda-feira (12), para placas de final 1, seguido das demais: final 2 (13/6), final 3 (14/6), final 4 (15/6), final 5 (16/6), final 6 (19/6), final 7 (20/6), final 8 (21/6), final 9 (22/6), final 0 (23/6).
Quem escolheu pagar o IPVA em uma única parcela, que também inclui o Licenciamento Anual do Detran, a data limite ocorrerá de setembro a outubro.
- Renovar a CNH em Goiás: Veja como fazer, quanto custa e qual o prazo
Isenções
Veículos com 15 anos ou mais de idade estão isentos do pagamento do IPVA. A isenção se estende a pessoas com deficiência (PCD), ônibus ou micro-ônibus de turismo ou escolar, além de veículos novos no ano da sua aquisição, adquirido em concessionária goiana. Além disso, as locadoras de veículos recebem uma redução na base de cálculo do imposto.
Os contribuintes inscritos no programa da Nota Fiscal Goiana (NFG) podem usufruir de descontos de 5% a 10% no IPVA. Veículos populares com potência de até mil cilindradas e motocicletas com até 125 cilindradas têm uma redução de 50% no imposto se não cometeram infrações de trânsito no ano anterior e estiveram com o pagamento em dia.