Um menino de 6 anos morreu, na segunda-feira (5/6), após ser picado por um escorpião dentro de casa, em Morrinhos, na região sul de Goiás. Lorenzo Ferreira deu entrada na unidade de saúde do município no último sábado (3).
Após ser picado, o menino apresentou quadro de vômitos, aumento da circulação do sangue em determinada região do corpo e fraqueza. Ele também estava sem dor no local da picada e consciente.
No mesmo dia, o menino foi transferido para o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), onde foi administrado o antídoto para o veneno do escorpião. Entretanto, ele apresentou piora em seu quadro clínico e não resistiu. O velório e sepultamento acontecem nesta terça-feira (6), em Morrinhos.
‘Você é um guerreiro’, diz mãe de menino que morreu após ser picado por escorpião
▪️ Nas redes sociais, a mãe do menino, Bruna Cristynna, repostou várias publicações em homenagem ao filho e escreveu uma declaração.
“Você é um guerreiro! Agora você é a estrelinha mais linda do céu. Amor da minha vida! Para sempre vou te amar. Você sempre vai ser nosso Dedé. Te amo infinito! O céu está em festa e a partir de hoje ele estará ainda com lindo com sua luz. Você é perfeito demais para estar nesse mundo. Por isso, Deus te chamou para perto Dele.”.
▪️ A Prefeitura de Morrinhos divulgou uma nota de pesar pela morte da criança. “Pedimos a todos que, neste momento de profunda dor, direcionem suas preces para que toda sua família seja confortada.”.
▪️ Também nas redes sociais, a escola onde o menino estudava lamentou o ocorrido e desejou conforto aos familiares.
A Escola Rotary, por meio de sua direção, professores, funcionários e alunos, com profundo pesar, lamenta o falecimento do aluno Lorenzo Ferreira de Almeida do 1º Ano A. Sua ausência, deixará uma grande saudade em nossos corações. Pedimos a todos que, neste momento de profunda dor, direcionem suas preces para que toda sua família seja confortada.
Distribuição de antídoto
▪️ Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) informou que o soro contra acidentes com animais venenosos são distribuídos para todo o estado e na região de Morrinhos há 12 postos abastecidos com o antídoto.
A SES informa que distribui soro contra acidentes com animais venenosos para todas as regiões de saúde, que o repassa aos polos. Na Regional Sul, onde fica Morrinhos, há 12 polos, todos abastecidos com o soro. Quando há falta dele em um dos polos, esses pode recorrer a outros polos vizinhos.
A SES-GO ressalta ainda a importância dos cuidados emergenciais, no casos de acidentes com animais venenosos. As informações estão disponíveis no site do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás – CIATox. O Ciatox dispõe ainda de profissionais em plantão 24 horas, por telefone, para as orientações necessárias. A ligação é gratuita, pelo número 0800 646 4350.
Orientações
▪️ De acordo com a SES-GO, algumas medidas são necessárias para evitar acidentes com escorpião, como:
- Não deixar acumular lixo e entulho nos quintais, jardins, terrenos baldios e ao redor das residências;
- Colocar o lixo em sacos plásticos fechados para evitar baratas e outros insetos;
- Proteger os predadores naturais dos escorpiões, como calangos, lagartixas, lacraias, corujas, sapos, macacos e galinhas;
- Limpar periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura;
- Manter fechadas as tampas dos ralos de banheiros, tanques e pias.
▪️ A secretaria ainda orienta que, em caso de acidentes, é preciso procurar uma unidade de saúde mais próxima para aplicar do soro antiescorpiônico. Caso seja possível, capture o animal com cuidado, coloque-o em um recipiente e leve para identificação.
▪️ Alguns sintomas que podem surgir em caso se picada de escorpião são: dor intensa no local da picada que se espalha por todo o corpo, náuseas, vômito, salivação intensa, alterações cardíacas e circulatórias.