Na próxima segunda-feira (5/6), abrem as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para se inscrever, os interessados devem acessar a Página do Participante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) até o dia 16 de junho, prazo final para cadastro.
Saiba mais sobre as inscrições para o Enem
Com relação à taxa de inscrição, o valor é de R$ 85, permanecendo o mesmo dos últimos. Vale destacar que o pagamento deve ser realizado até o dia 21 de junho.
A divulgação do gabarito está prevista para o dia 24 de novembro, e os resultados serão anunciados no dia 16 de janeiro de 2024.
O exame
O Enem oferece diversas oportunidades de ingresso em universidades através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Tanto instituições de ensino públicas quanto privadas utilizam o Enem como critério de seleção para estudantes.
Além disso, o Enem também permite que os estudantes tenham acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados do exame também podem ser utilizados para processos seletivos em instituições de ensino em Portugal que possuam convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Qualquer cidadão que tenha concluído o ensino médio ou esteja no último ano da educação básica pode fazer o Enem como forma de acesso ao ensino superior.
Aqueles que ainda não concluíram o ensino médio também têm a opção de participar do exame como “treineiros”, utilizando-o como uma autoavaliação.
O Enem foi criado em 1988, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica.
A partir de 2009, a metodologia foi aprimorada e a prova passou a ser utilizada como um mecanismo de acesso ao ensino superior.