No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na próxima segunda-feira (5/6), Goiânia receberá um evento do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), realizado em parceria com a Saneago.
Intitulado “Desafios e oportunidades para o setor empresarial e outros segmentos no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 em Goiás”, o evento contará com palestras e paineis que debaterão políticas públicas de saneamento dos estados brasileiros.
Pacto Global da ONU
O encontro começa às 13h, no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), em Goiânia.
Durante o dia, serão realizados dois painéis: “Caminhos do setor empresarial para o acesso à água e saneamento em Goiás” e “Água no contexto da adaptação climática: riscos econômicos e sociais para Goiás”.
O primeiro painel abordará de forma abrangente os desafios enfrentados pelo setor empresarial na busca pela universalização dos serviços de água potável e tratamento de esgoto até 2033, prazo estabelecido pelo Novo Marco Legal do Saneamento.
Já o segundo painel irá discutir o gerenciamento dos recursos hídricos em Goiás, destacando os projetos realizados pelo setor empresarial com o objetivo de aumentar a eficiência no uso da água, reduzir a captação de água nas bacias hidrográficas e promover iniciativas de conservação e proteção dessas bacias.
Universalização do saneamento e segurança hídrica
A busca pela universalização do saneamento e a garantia da segurança hídrica são temas amplamente discutidos no Brasil e no mundo.
Dessa forma, a Saneago se comprometeu a alcançar três metas importantes do Movimento + Água:
- atingir a universalização do saneamento até 2033, proporcionando acesso a água potável para 99% da população;
- coletar e tratar 90% do esgoto;
- conservar e reflorestar 50% das áreas críticas, que desempenham um papel fundamental na produção natural de água.
Além de representantes do Pacto Global da ONU no Brasil e da Saneago, o evento contará com a participação de autoridades da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), organizações não governamentais (ONGs) e empresas privadas.
Leia também: