A Secretaria de Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) prorrogou, nesta quarta-feira (31/5), a Campanha de Vacinação contra a Influenza. Desta forma, a imunização segue até que se esgote todo o estoque de vacinas nos municípios.
A decisão foi baseada em uma recomendação do Ministério da Saúde e também pela baixa procura dos grupos prioritários.
Vacinação contra Influenza em Goiás
De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, o estado vai receber mais 300 mil doses do imunizantes, que serão distribuídos para os municípios. A vacinação está liberada para todas as pessoas com idade a partir dos seis meses.
Dados parciais da SES-GO apontam que 1.440.952 pessoas da população em geral foram imunizadas. Nos grupos prioritários, foram aplicadas 859 mil doses, ou seja, cobertura vacinal de 46,89%. A meta está abaixo do esperado, que é de 90% da população elegível, o que representa 2.322.752 pessoas.
A prorrogação ocorre em um momento de alta nos casos e mortes em decorrência da doença nos grupos prioritários. Até o momento, já foram registrados 381 casos e 37 mortes.
Segundo a superintendente, o início do inverno, com as baixas temperaturas e pouca umidade do ar, também aumentam a incidência da doença, o que colaborou também para a prorrogação.
“A influenza é uma doença que deve preocupar a todos os goianos, e a melhor forma de prevenção de casos graves e óbitos é a vacina. Ela é segura, eficaz e salva todos os anos milhares de vidas. Por isso, proteja-se”, ressalta a superintendente.