O Goiás Bem no Enem é um programa que tem o objetivo de preparar estudantes da rede pública estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de entrada para o ensino superior.
Desenvolvido pelo Governo de Goiás, o projeto passou por uma reformulação este ano, incorporando novas tecnologias e práticas educacionais nas salas de aula, com foco especial nas turmas do terceiro ano do ensino médio.
Frentes de trabalho do Goiás Bem no Enem
O Goiás Bem no Enem possui três frentes de trabalho em andamento dentro das escolas.
O primeiro é o “Jornal Bem no Enem”, com publicação quinzenal e acesso por meio de QR Code, oferece orientações nos principais temas abordados no exame, com foco especial na redação, informações sobre diferentes carreiras e depoimentos de alunos que tiveram sucesso no Enem.
Cada edição do jornal incluirá links para videoaulas complementares, recomendações de sites úteis e um espaço para os estudantes expressarem suas opiniões e tirarem dúvidas.
Os gestores do Ensino Médio estarão disponíveis para responder perguntas e atender aos pedidos dos estudantes sobre os assuntos mais solicitados.
- Ataques em escolas: dez vezes que a violência marcou a educação no Brasil
Já no “Terceria Série em Foco”, os estudantes assistem a duas videoaulas por semana, em dias alternados, durante o terceiro horário das aulas das turmas do terceiro ano do Ensino Médio.
Esses vídeos têm aproximadamente 20 minutos de duração e são disponibilizados no canal do YouTube “Goiás Bem no Enem”, assim como em um Drive acessível por meio de um QR Code.
Além disso, os conteúdos incluem pílulas com dicas essenciais para abordar e interpretar questões comuns em edições anteriores do Enem.
A terceira frente de trabalho do projeto é chamada de “Onda Goiás Bem no Enem” e foi concebida como uma série de encontros entre estudantes e professores, com o objetivo de motivar e engajar os participantes do Enem.
Durante esses encontros, serão abordadas dicas, orientações e informações sobre as possibilidades de conquistar e acessar o ensino superior por meio do Enem. A primeira edição está prevista para ocorrer em junho.
Resposta à nova realidade da educação no Brasil
De acordo com Wagner Dias, chefe de Núcleo do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o motivo das mudanças é dar uma resposta à nova realidade da educação no Brasil.
“A reformulação se dá a partir da nova realidade da educação brasileira, em decorrência da maior inclusão tecnológica pós-pandemia e da maior acessibilidade a meios digitais por parte da comunidade acadêmica”, explica.
Ele explica que a situação atual é bastante diferente daquela de 2019, quando o projeto foi lançado e consistia em aulões realizados aos sábados.
Agora, o Goiás Bem no Enem possui três frentes de trabalho em andamento dentro das escolas.