Uma casa de repouso está sendo investigada por suspeita de dopar idosos para evitar a contratação de mais cuidadores durante a noite, em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal.
De acordo com a Polícia Civil de Goiás (PCGO), foram encontrados quase 40 internos sob cuidados de apenas dois funcionários, além de medicamentos sem receitas.
Polícia identifica várias irregularidades na casa de repouso de Valparaíso
▪️ A PCGO deflagrou a Operação Fraterno, na última quinta-feira (25/5), depois da corporação receber algumas denúncias de irregularidades no atendimento prestado pela casa.
▪️ À princípio, a polícia realizou diligência durante o dia, mas não encontrou nada de anormal. Contudo, durante a noite, a corporação flagrou 38 idosos sendo cuidados por apenas dois funcionários.
▪️ A polícia constatou, ainda, outras irregularidades, como idosos dormindo nos corredores e na sala de fisioterapia, além de baratas na despensa.
Medicamentos sem prescrição médica
▪️ No local, a polícia encontrou, também, diversos medicamentos de uso restrito, incluindo morfina, sem prescrição adequada.
▪️ Próximo aos alimentos destinados aos idosos, foi encontrado um pilão utilizado para triturar os medicamentos dos internos, juntamente com vários frascos de medicamentos diversos identificados com o nome dos pacientes.
▪️ Além disso, foram executados mandados de busca e apreensão de medicamentos sem receituários, bem como os receituários médicos sem assinatura e o DV-R com as imagens de segurança para fins de perícia.
Ao Portal Dia, a delegada Samya Noleto, responsável pelo caso, ressaltou a importância de as famílias fiscalizarem melhor estes locais e se tiverem suspeitas, que compareçam à delegacia.