Trindade, na região metropolitana de Goiânia, foi oficialmente reconhecida como a “Capital da Fé” em Goiás. A cidade atrai quase 3 milhões de fiéis com Romaria do Divino Pai Eterno.
O título foi conferido nesta quinta-feira (25/5), com a sanção do governador Ronaldo Caiado da Lei 21.951/2023, publicada no suplemento do Diário Oficial do Estado.
Trindade, a Capital da Fé
▪️ As comemorações em homenagem ao Divino Pai Eterno tiveram início no ano de 1840, quando os agricultores Constantino e Ana Rosa encontraram um medalhão com a imagem da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria, às margens de um córrego de água salobra que banha a cidade.
▪️ Esse encontro resultou na união de famílias, amigos e vizinhos, que se reuniam para rezar o terço em honra ao Divino Pai Eterno. Inicialmente, essa devoção era praticada em ambiente familiar. Contudo, o número de devotos cresceu dia após dia, e o espaço tornou-se insuficiente.
▪️ Foi então que, em 1848, o casal decidiu construir uma pequena capela, permitindo o acesso permanente ao medalhão para o público. A partir daí, a cidade virou um ponto de peregrinação.
▪️ Hoje, 175 anos depois que a tradição começou, a festa religiosa atrai fiéis de todo o país, chegando a reunir cerca de 3 milhões de pessoas. Os romeiros caminham pela GO-060, entre Goiânia e Trindade, em forma de agradecimentos às graças alcançadas.
▪️ A Basílica em Trindade é a única no mundo dedicada ao Divino Pai Eterno, que tem a maior celebração religiosa da região Centro-Oeste e a segunda do Brasil. A romaria acontece todos os anos, durante 10 dias, entre os meses de junho e julho.
- Festa religiosa: Confira a programação de shows da Romaria do Divino Pai Eterno 2023
“Goiás é uma referência no turismo religioso justamente por essa grande celebração que é a romaria do Divino Pai Eterno. É mais um passo para mostrar que sabemos preservar a nossa história e o quanto somos religiosos”, destaca o governador Ronaldo Caiado.
▪️ Com a crescente de fiéis, a cidade começou a construir um novo santuário em uma área de 62 mil metros quadrados. Para celebração de missas campais será construído um altar monumental e o local acolherá cerca de 300 mil pessoas.
Leia também: