Começa, neste fim de semana, a primeira edição dos Jogos Paralímpicos de Goiás em Goiânia. A competição conta com a participação de aproximadamente 500 atletas de 40 municípios goianos, competindo em sete modalidades esportivas.
A cerimônia de abertura do evento aconteceu nesta sexta-feira (26/5), no Centro de Excelência do Esporte.
Primeira edição dos Jogos Paralímpicos de Goiás
Além do Centro de Referência Paralímpico, onde ocorrerão as competições de natação, judô, tênis de mesa, parabadminton e bocha, outros locais também serão utilizados para as competições.
O atletismo será realizado na Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás, enquanto o jogo Goallball acontecerá no Colégio Lyceu de Goiânia.
Henderson Rodrigues, responsável pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), ressalta a importância da primeira edição dos Jogos Paralímpicos de Goiás como uma oportunidade única para atletas de diversas modalidades do paradesporto no estado.
“Além da oportunidade de participar de uma competição estadual, os jogos são também um momento de mostrar o que temos de melhor. Muitos dos atletas que estarão disputando nesse final de semana são medalhistas em suas categorias”, disse secretário.
O Governo de Goiás disponibilizará toda a infraestrutura necessária para as competições, incluindo locais de competição, além de cuidar da logística de alimentação e hospedagem para atletas, comissões técnicas, equipe de apoio e arbitragem.
- Fraudes no futebol: esquema de apostas fazia uso de robôs e contas de laranjas
Os Jogos Paralímpicos de Goiás contemplarão as categorias Escolar e Universitária e desempenharão um papel importante como etapa classificatória para a fase nacional das Paralimpíadas Escolares e Universitárias, programadas para o segundo semestre.