O atacante brasileiro Vini Jr, do Real Madrid, foi vítima de racismo mais uma vez na tarde deste domingo (21/5), em um estádio espanhol.
Os insultos racistas partiram de torcedores rivais e a partida chegou a ser paralisada por cerca de oito minutos. Posteriormente, Vini Jr foi expulso de campo após ser agredido por um jogador adversário.
Vini Jr é vítima de mais um caso de racismo
O novo episódio racista aconteceu durante a partida do Real Madrid contra Valencia, no Estádio Mestalla, casa dos adversários.
Vini Jr escutou insultos racistas e gritos de ‘macaco’ vindos das arquibancadas. Esta não é a primeira vez que o jogador é alvo de ataques racistas. Os casos vêm se intensificando desde setembro de 2022.
Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui. ?✊?, disse o jogador.

Nas redes sociais, o atacante se pronunciou e disse que “o racismo é o normal na La Liga”.
Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi, hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhois que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui. ?✊?
‘Não existe racismo na Espanha’
Nesta segunda-feira (22), o presidente da La Liga, Javier Tebas, rebateu as críticas feitas pelo brasileiro e afirmou que “nem a Espanha, nem a La Liga são racistas”.
“Não podemos permitir que se manche a imagem de uma competição que é sobre o símbolo de união de povos, onde mais de 200 jogadores são de origem negra em 42 clubes que recebem em cada rodada o respeito e o carinho da torcida, sendo o racismo um caso extremamente pontual (9 denúncias) que vamos eliminar”.
Por sua vez, a Liga espanhola emitiu uma nota dizendo que investigará os fatos ocorridos. Além disso, também informou que solicitou imagens e, caso necessário, vai tomar “todas as medidas cabíveis”.

Real Madrid
Em nota emitida na manhã desta segunda-feira (22), o Real Madrid se manifestou e disse que acionou a Procuradoria-Geral do Estado por crime de ódio e discriminação. Confira a íntegra:
“O Real Madrid CF manifesta a sua mais forte repulsa e condena os acontecimentos ocorridos ontem contra o nosso jogador Vinícius Junior.
Esses fatos constituem um ataque direto ao modelo de convivência de nosso Estado social e democrático de direito.
O Real Madrid considera que tais ataques também constituem um crime de ódio, razão pela qual apresentou a denúncia correspondente à Procuradoria-Geral do Estado, especificamente à Procuradoria contra crimes de ódio e discriminação, para que os fatos sejam investigados e apuradas as responsabilidades.
O artigo 124 da Constituição espanhola estabelece as funções do Ministério Público para promover a ação da justiça em defesa da legalidade e dos direitos dos cidadãos e do interesse público.
Por este motivo, e dada a gravidade dos factos ocorridos, o Real Madrid recorreu à Procuradoria Geral do Estado, sem prejuízo do seu carácter privado no processo que está a ser instaurado.”.
Valencia
O Valencia, por sua vez, disse que condena “qualquer tipo de insulto, ataque no futebol” e se declarou contrário à violência física e verbal nos estádios, e lamentou o episódio ocorrido no jogo contra o Real Madrid.
“O Clube condena veementemente este tipo de comportamento, que não tem lugar no futebol e na sociedade e que não corresponde aos valores do Valencia CF e dos seus adeptos.”.
Apoio nas redes sociais
Após o episódio, muitos jogadores manifestaram apoio ao atacante.
▪️ “Tô contigo, Vini Jr”, disse Neymar.
▪️ “Estamos juntos, irmão”, escreveu Lucas Paquetá.
▪️ “Hoje foi mais um dia triste aqui na Espanha, mais um dia que infelizmente os racistas venceram. É uma vergonha… Estou com você, irmão, a nossa luta continua.”, declarou Eder Militão.
▪️ “Você não está sozinho. Estamos com você e vamos te apoiar, Vinicius Junior”, disse Mbappé.
▪️ “Sempre fizeram de tudo para evitar que o preto chegasse ao topo… escravizaram, marginalizaram e mataram. Mas nunca vão derrubar quem nasceu para ser grande. A história se esquece dos ratos e agiganta quem luta contra essa gente ruim. Tamo junto sempre.”, escreveu Richarlison.