Um vídeo de câmeras de segurança mostra o momento que um guarda civil atira e acerta um jovem durante uma fiscalização na Região da 44, em Goiânia. O caso aconteceu na tarde desta quinta-feira (18/5).
De acordo com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), o guarda responsável pelo disparo estava em horário de folga e agiu por conta própria, sem o consentimento do comando da instituição.
Confusão na Região da 44
▪️ Toda confusão começou durante um fiscalização de rotina da Prefeitura de Goiânia, que tinha como objetivo identificar mercadorias falsificadas na Região da 44.
▪️ Em vídeos que circulam nas redes sociais é possível ver os comerciantes jogando roupas do estoque nos corredores da galeria, em uma tentativa de evitar que as mesmas fossem apreendidas.
▪️ Em determinado momento, durante uma discussão, um guarda civil chegou a sacar a arma e apontar para um grupo de pessoas. Entretanto, quem efetuou o disparo foi um outro homem, que estava sem farda.
▪️ O tiro atingiu o tornozelo de um homem que estava no local. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo). Como não teve a identidade divulgada, não foi possível atualizar seu estado de saúde.
Veja o vídeo:
Guarda civil é afastado
▪️ De acordo com a GCM, o agente responsável pelo disparo já foi identificado e apresentado à Corregedoria. Ele ficará afastado por 30 dias até que o caso seja investigado. Além disso, a arma dele também foi apreendida.
▪️ Como o guarda não teve a identidade revelada, não foi possível localizar sua defesa.
▪️ A corporação ainda enfatizou que durante a fiscalização os comerciantes tentaram impedir a ação e apedrejaram uma viatura. Um guarda foi ferido com uma pedrada no rosto.
▪️ A Associação Empresarial da Região da 44 (AER44) informou que a fiscalização ocorreu em um shopping não filiado à entidade, mas enfatizou que não compactua com qualquer prática ilícita.
Posicionamento da GCM
A GCM deu apoio a uma operação de rotina realizada pelo Programa de Defesa do Consumidor (Procon) e pela Fiscalização de Posturas do Município contra a venda de mercadorias falsificadas na Região da 44.
No momento que as equipes chegaram para realizar a fiscalização em uma galeria, os agentes e os fiscais foram recebidos de maneira hostil pelos comerciantes, que buscavam impedir o trabalho dos servidores públicos.
Viaturas foram apedrejadas e um agente foi ferido com uma pedrada, fazendo com que fosse necessário o uso da força para controlar a situação. No entanto, não foram utilizadas armas letais na operação.
Agentes no local confirmaram que ocorreu um disparo de arma de fogo.
O disparo foi executado por um agente da GCM que estava em seu horário de folga, passando de forma ocasional pela região da Rua 44. A intervenção ocorreu de maneira independente, e sem consentimento do comandante da operação.
O agente responsável pelo disparo foi identificado e será apresentado à corregedoria para abertura de um Procedimento Administrativo Interno (PAD). O armamento será apreendido e enviado para perícia. O resultado será encaminhado para autoridade policial para as medidas cabíveis.
O comando da GCM lamenta profundamente o ocorrido e informa que não compactua com qualquer ação irregular por parte de seus agentes.
Em relação ao vídeo que supostamente mostraria um agente da GCM retirando um DVR, cumpre esclarecer que todos os cabos do equipamento já estavam desligados. O DVR foi retirado e entregue para o proprietário da loja para evitar que o aparelho fosse furtado durante o tumulto.
Posicionamento da AER44
Sobre o trabalho de fiscalização contra mercadorias falsificadas feito pela Guarda Municipal de Goiânia na Região da 44, a Associação Empresarial da Região da 44 (AER) esclarece que a ação ocorreu em um shopping não filiado à entidade.
A AER44 esclarece ainda que não compactua com qualquer prática ilícita que seja, mas também presa para que o trabalho de fiscalização por parte dos órgãos responsáveis ocorra dentro da legalidade, sem excessos e abusos de autoridade. A Associação estará acompanhando o desenrolar dos fatos para que tudo seja devidamente esclarecido e o clima de harmonia e tranquilidade na região seja mantido.