Nesta quinta-feira (11/5), foi lançada a Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana em um evento no jardim do Palácio das Esmeraldas, em Goiânia.
O evento acontecerá entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, e é realizado pelo Sebrae Goiás em parceria com o Governo de Goiás e o Sistema Fecomércio Sesc Senac.
“O Futuro e a Sustentabilidade na Moda” é o tema da Amarê Fashion 2023
A 2ª edição da Amarê Fashion terá um enfoque especial em causas sociais e sustentabilidade.
Além de tradicionais desfiles, exposições, rodas de negócios e palestras, o evento também contará com o programa “AmarÉ”, que visa apoiar projetos sociais, como a Associação de Mulheres Kalunga de Monte Alegre, através da marca Tuya Kalunga, criada por mulheres da comunidade quilombola do Tinguizal.
O programa também terá ações voltadas para o fomento do empreendedorismo, como os projetos Meninas de Luz e Tecendo o Futuro, em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).
Além disso, a Semana de Moda Goiana apresentará o estudo de viabilidade do tratamento dos resíduos sólidos das facções têxteis em Goiânia, como forma de reduzir o impacto ambiental da produção em larga escala.
O Projeto de Artesanato de Goiás e as joias em prata de Pirenópolis também terão espaço garantido. Reconhecido em 2019 como Indicação Geográfica de Goiás, o projeto visa trazer reconhecimento à confecção tradicional do estado e ajudar os artesãos locais com seus empreendimentos.
O diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Neto, enfatizou durante o evento de lançamento que a moda goiana tem se tornado cada vez mais importante no cenário nacional, sendo considerada o segundo maior polo de comercialização de vestuário do país.
“Hoje Goiás é considerado o segundo maior polo de comercialização de vestuário, nacionalmente, e, realmente, estamos demonstrando isso com a união de esforços de todos”, disse.
Amarê Fashion em dados
A Amarê Fashion teve números expressivos em sua última edição, em 2022.
▪️ Foram estimados R$ 29,3 milhões em negócios realizados, além de 454 oportunidades de negócios em reuniões.
▪️ O evento contou com a participação de 85 empresas e comitivas de diversos países, como Austrália, Itália e Estados Unidos.