A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, nesta quarta-feira (10/5), que Goiás já registra 8 mortes por meningite em 2023.
Além disso, a pasta também alertou para a importância da vacinação, que agora também está disponível para toda população acima de 15 anos.
Casos em Goiás
▪️ Dados da SES-GO apontam que, desde janeiro, foram registrados 107 casos de meningite no estado, sendo que 45 foram confirmados e 8 evoluíram para óbito.
▪️ O Portal Dia entrou em contato com a SES-GO para saber mais detalhes sobre as mortes e aguarda retorno.
Vacinação
▪️ Com o registro dos casos no estado, a Saúde alerta a população para a importância da imunização contra a doença.
▪️ As doses estão disponíveis para toda população não imunizada, independentemente de idade. Antes a vacina era restrita a crianças, adolescentes e profissionais de saúde.
▪️ A SES-GO procura aumentar o índice de cobertura vacinal, que está em 78,64% neste ano, abaixo do esperado, que é de 95%, segundo Ministério da Saúde.
“Não é aceitável que as pessoas morram de doenças que podem ser prevenidas. As vacinas são a melhor forma de proteção e estão disponíveis em todos os municípios”, reforça a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim.
▪️ Entre as vacinas ofertadas pelo SUS e que fazem parte do Programa Nacional de Imunização, estão a meningocócica conjugada sorogrupo C; a vacina pneumocócica 10-valente (conjugada); a vacina pentavalente; a BCG; e a vacina meningocócica ACWY (conjugada).
Meningite
▪️ Meningite é uma inflamatória que atinge as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo gerar sequelas e levar a morte. Vírus, bactérias, fungos e parasitas são alguns causadores da doença.
▪️ Os principais sintomas da doença incluem febre, cefaléia intensa, vômitos, rigidez de nuca, convulsões e/ou manchas vermelhas no corpo.