O Ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou, nesta quarta-feira (10/5), que a Polícia Federal (PF) instaure inquérito para investigar indícios de fraudes no futebol brasileiro.
A declaração vem logo após o Ministério Público de Goiás (MPGO) denunciar 16 pessoas, entre cooptadores e jogadores, por manipulação de resultados de partidas de futebol.
Diante de indícios de manipulação de resultados em competições esportivas, com repercussão interestadual e até internacional, estou determinando hoje que seja instaurado Inquérito na Polícia Federal para as investigações legalmente cabíveis.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) May 10, 2023
- Penalidade Máxima: MPGO denuncia 16 pessoas por manipulação de jogos de futebol
Fraudes no futebol
O procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Ronaldo Piacente, disse que os jogadores envolvidos nas manipulações de resultados de partidas, podem ser banidos, caso as acusações sejam comprovadas.
“O caso é muito grave e nós da procuradoria do STJD estamos acompanhando muito de perto e com muita preocupação”, disse Piacente.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também emitiu uma nota sobre o assunto, informando que solicitou que a Polícia Federal assuma a investigação com o objetivo de centralizar as informações sobre os casos em questão.
A CBF reiterou, ainda, que não há planos de interromper o Brasileirão 2023 e que está trabalhando em colaboração com a FIFA e outras organizações internacionais para estabelecer um modelo padrão de investigação.
O que se sabe até agora
▪️ O MPGO apresentou um documento que aponta para a existência de uma organização criminosa composta por nove aliciadores que abordavam jogadores de futebol com o objetivo de manipular determinados eventos durante as partidas, como faltas, escanteios e até mesmo o placar de derrota de um time no intervalo da partida.
▪️ As investigações também apontam o envolvimento de sete jogadores de diversos times do futebol brasileiro, incluindo Santos, Juventude, Chapecoense, Cuiabá, Sport, Náutico, Operário-PR, São Bernardo e Sergipe.
▪️ Os aliciadores solicitavam aos jogadores tais condutas com o intuito de obter grandes lucros em apostas feitas em sites de casas esportivas.
▪️ Um dos prints apresentados na denúncia mostra que, um dos jogadores acusados de integrar o esquema, teria afirmado que “fez de tudo” para receber alguma penalidade durante a partida.
“Só faltou eu agredir o árbitro para acontecer alguma coisa […] Eu tentei de todo jeito e aquele fdp não me expulsou”, escreveu.
▪️ As mensagens foram uma tentativa de justificar à um dos organizadores do esquema o fracasso do resultado desejado.
▪️ Contudo, em resposta ao jogador, um dos investigados diz que está ali apenas para “resumir o prejuízo”.
“Dando tudo certo, vc teria 500 mil… Agora, infelizmente, após termos as contas, você terá que arcar com o prejuízo”, disse.