Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras do Brasil, faleceu nesta segunda-feira (8/5), em sua casa, na capital paulista.
Considerada a rainha do rock nacional, Lee iniciou sua carreira nos anos 60 como integrante do grupo “Os Mutantes”. Nascida em São Paulo em 1947, ela se destacou desde cedo pela sua voz potente e pela sua presença de palco marcante.
Relembre a trajetória de Rita Lee, um dos maiores nomes da música brasileira
Filha do dentista Charles Fenley Jones, de origem norte-americana, e da pianista Romilda Padula Jones, filha de imigrantes italianos, Rita Lee cresceu em uma família musical e culturalmente diversa.
- Luto na música: Rita Lee mudou data de aniversário e considerava ‘cafona’ título de ‘rainha do rock’
A artista era uma das três irmãs, juntamente com Virgínia e Mary Lee. Ao longo de sua vida, Rita teve três filhos: Beto, João e Antônio, além de ser avó da pequena Izabella e do garotinho Arthur.
Desde a adolescência, Rita Lee já mostrava interesse por música, tendo integrado diversas bandas. Sua grande explosão ocorreu com Os Mutantes, formada por ela, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, com quem lançou cinco discos entre 1968 e 1972.
A banda inovou ao misturar rock, psicodelia, música brasileira e experimentalismo, tornando-se uma das mais influentes da música brasileira de todos os tempos.
A cantora se casou com Arnaldo, mas acabou sendo expulsa da banda pelo próprio ex-marido.
Mais adiante, em 1976, Rita conheceu o músico e guitarristas, Roberto de Carvalho, que tocava para o cantor Ney Matogrosso. Eles se casaram em 1996, com vinte anos de união.
Conhecida pelo seu jeito extrovertido e pela atitude roqueira, Rita Lee também foi considerada um ícone da moda e inspirou uma geração de fãs.
O último álbum de estúdio da cantora, Reza, foi lançado em 2012, e o último show da sua carreira foi realizado em janeiro daquele mesmo ano.
Últimos anos de vida
Após deixar os palcos, Rita Lee levou uma vida discreta e se dedicou à escrita de livros, como a autobiografia lançada em 2016, o livro de contos Dropz e a obra infantil Amiga Ursa – Uma História Triste, Mas com Final Feliz.
Em 2021, a artista foi diagnosticada com um câncer no pulmão e comemorou, no ano passado, o fato de ter sido curada.
A última imagem de Rita Lee foi publicada pelo marido, Roberto de Carvalho, em fevereiro deste ano, em um clique casual.