Com o objetivo de reforçar a segurança nas escolas estaduais goianas, o Governo de Goiás iniciou a distribuição de detectores de metais para as unidades de ensino do Estado.
A medida visa garantir mais tranquilidade e segurança aos estudantes, professores e funcionários das escolas, em um momento em que episódios de violência têm preocupado a sociedade.
Investimento para compra de detectores de metais é de R$ 1,8 milhão
▪️ De acordo com a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), os equipamentos foram adquiridos e já estão em processo de entrega.
▪️ Até o momento, cerca de 600 escolas já receberam os itens. O investimento para aquisição dos equipamentos, segundo o governo, é de R$ 1,8 milhão.
▪️ Além disso, a Seduc orienta que seja usado um detector de metal para cada 100 alunos matriculados.
Segundo Marcilene Andrade, gestora do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Dom Fernando Gomes dos Santos II, em Goiânia, o uso dos equipamentos tem tranquilizado a comunidade escolar.
“[Pais e alunos] elogiaram muito e ficaram mais tranquilos. Inclusive, pararam de mandar mensagem preocupados com a segurança”, conta a gestora da unidade escolar.
Política de Prevenção e Combate à Violência Escolar
No mês de abril, o governador Ronaldo Caiado (UB) sancionou a Política Estadual de Prevenção e Combate à Violência Escolar, que estabelece protocolos para garantir a segurança nas instituições de ensino em Goiás.
- Malária em Goiás: Saúde confirma 39 casos e uma morte pela doença, em 2023
Entre as medidas adotadas está o uso de detectores de metais, além da remoção de conteúdos impróprios na internet e a responsabilização dos envolvidos em casos de agressão e bullying.