As escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) começaram a usar detectores de metais portáteis nesta terça-feira (2/4). A medida tem como objetivo garantir a segurança e evitar ataques às instituições de ensino.
De acordo com o secretário de educação da capital, Wellington Bessa, cerca de 900 aparelhos foram distribuídos para as mais de 370 instituições de ensino da rede municipal.
Uso de detectores de metais em Goiânia
Segundo o secretário, o investimento foi de R$ 370 mil e, com a nova medida, os alunos podem voltar a usar mochilas nas unidades de ensino.
“Com a implantação dos detectores de metal, os alunos estão autorizados a usar novamente as mochilas, suspensas de forma temporária apenas por uma semana”, disse.
Bessa ainda ressaltou que as unidades já receberam recursos para implantar também outras medidas de segurança.
“Todas as unidades já receberam esse recurso, assim como outros recursos destinados à instalação de concertina, cerca elétrica, aumento de muros e câmeras de monitoramento. Tudo para que a gente possa aumentar a segurança dentro das nossas escolas”, enfatizou.
O secretário ainda salientou que as medidas adotadas nas unidades devem estar atreladas ao diálogo dos pais com os filhos.
“Essa medida deve ser somada a outras que estamos adotando, especialmente incentivando a comunicação não violenta e o diálogo por parte dos pais, que devem estar atentos à rotina dos filhos, porque eles também podem ser responsabilizados pelos atos dos filhos.”.