Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSPGO), nesta quinta-feira (27/4), indicam uma queda significativa nos índices de criminalidade no estado no primeiro trimestre deste ano.
Segundo as informações, os latrocínios, que são os roubos seguidos de mortes, tiveram uma redução de 66,7% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Índices de criminalidade em Goiás
▪️Outro indicador que também apresentou uma queda foi o de homicídios dolosos, que ocorrem quando há a intenção de matar. A redução foi de 8,2% no período analisado.
- Dia do Trabalhador: veja o que abre e fecha em Goiânia durante o feriado
▪️De acordo com o governador Ronaldo Caiado (UB), das 246 cidades goianas, 160 não registraram assassinato, em 2023.
▪️Os dados ainda mostram que as forças de segurança cumpriram 1.631 mandados de prisão e realizaram 6.822 prisões em flagrante no período. Além disso, foram deflagradas 6.546 operações, resultando na desarticulação de 58 quadrilhas.
▪️A apreensão de armas de fogo também foi significativa, totalizando 1.251 unidades no trimestre, além de 7.942 quilos de entorpecentes interceptados pelas autoridades.
- Festa do Divino Pai Eterno: Últimos dias de inscrições para barracas comerciais na Rodovia dos Romeiros
▪️Em 126 cidades do estado, o número de crimes violentos contra o patrimônio ficou zerado neste ano.
▪️Já no caso de roubo a instituições financeiras, a taxa segue zerada desde 2019.
▪️Os índices de roubos de veículos tiveram uma queda de 32,3% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto os roubos a residência caíram 29,2%.
▪️Os roubos a transeuntes também apresentaram uma redução de 25%, seguidos pelos roubos em comércio (-16,4%), roubo de cargas (-55,2%) e roubos em propriedades rurais (-12,1%).
Caiado elogia forças de segurança goianas pelos resultados
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, elogiou as forças de segurança do estado em um evento de apresentação do balanço, em Goiânia, que reuniu integrantes de todas as corporações associadas à Secretaria de Segurança Pública.
Ele afirmou que a excelência alcançada pelas polícias goianas está próxima de permitir que elas possam ensinar a outros estados da federação como fazer segurança pública.
“Em breve nossas polícias serão chamadas para dizer aos outros Estados da Federação como se faz segurança pública. Tenho certeza disso pelo ponto de excelência que atingiram”, afirmou o chefe do Executivo.