Goiás registrou uma queda significativa de 70% no número de casos de dengue nos primeiros quatro meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SESGO).
▪️Desde o início do ano, foram registrados 24.417 casos de dengue, frente aos 119.220 casos do ano anterior.
▪️Com relação aos óbitos, foram confirmados sete mortes relacionadas à doença, sendo três em Caldas Novas e uma em cada uma das seguintes cidades: Padre Bernardo, Luziânia, São Simão e Ouvidor.
▪️Além disso, há 24 outros casos de morte em investigação.
▪️No mesmo período de 2022, Goiás registrou 96 mortes por dengue. Já no acumulado dos 12 meses, foram 177 óbitos pela doença.
O alto índice nos primeiros quatro meses do ano pode ser explicado pelo período de chuvas, quando há maior incidência de casos de dengue.
Além dos casos de dengue em Goiás, chikungunya e zika também tiveram queda
Outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti também tiveram redução. Por exemplo, a chikungunya teve uma queda de 83% nos casos em comparação com o ano anterior.
▪️Até o momento, foram registrados 450 casos de chikungunya em Goiás. Ao longo do ano de 2022, houve um total de 4.057 casos confirmados.
▪️Em relação à zika, o número de casos diminuiu em 49% na mesma base de comparação. Foram registrados sete casos da doença entre janeiro e abril deste ano, em comparação aos 24 confirmados em 2022.
Vale destacar que não há registros de mortes pelas doenças, neste ano.