Duas unidades de tratamento intensivo (UTIs) goianas foram consideradas pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) como UTIs Top Performer, como as melhores do país.
▪️O reconhecimento foi dado ao Hospital Estadual Dr. Anis Rassi (HGG) e ao Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer).
▪️Em novembro de 2022, o HGG e o Crer receberam, também, o reconhecimento da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), juntamente com o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage (Hugol), por estarem entre os 40 melhores hospitais públicos do Brasil.
▪️De acordo com a Amib, das 707 instituições com UTIs avaliadas, apenas 18 hospitais públicos foram selecionados, além de 117 hospitais da rede privada.
Sérgio Vencio, secretário de saúde do estado, ressalta que a conquista do reconhecimento como UTIs Top Performer é uma vitória para a saúde goiana.
“Reflete a qualidade técnica, tecnológica e, acima de tudo, a humanização dos serviços oferecidos nas unidades. Também é uma consequência da melhoria contínua dos hospitais do Estado”, avalia o secretário.
Além das UTIs goianas, Heapa foi premiada
▪️Em outra categoria, o Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa), também recebeu reconhecimento pela qualidade de sua UTI.
▪️Em parceria com o Epimed Solutions, a Amib concedeu o selo de qualidade “UTI Eficiente 2023” para a unidade, que apresentou bons resultados clínicos em 2022.
▪️O selo de qualidade de UTI “Eficiente 2023” levou em conta a distribuição eficiente de recursos, que garantem a sustentabilidade e a qualidade do cuidado dos pacientes de alta gravidade, além da complexidade dos pacientes internados nas unidades.
- Casas a custo zero: confira a lista de famílias sorteadas em Hidrolândia
A conquista do selo de qualidade pela unidade também se deve aos seus bons indicadores e à realização de visitas multidisciplinares diárias.
Essas práticas contribuem para aumentar a quantidade de altas médicas e reduzir a taxa de óbitos na UTI, tanto internamente quanto externamente.