A Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO) emitiu, nesta quarta-feira (19/4), um alerta sobre o atual cenário epidemiológico da influenza em Goiás, que apresenta elevação no número de casos e mortes.
De acordo com a secretaria, os casos aumentaram antes do período considerado crítico para a doença, em maio e junho.
Influenza em Goiás
▪️ A Secretaria de Saúde se reuniu nesta quarta-feira (19), de forma virtual, com 207 secretários municipais de saúde para falar sobre os casos de Influenza.
▪️ Até o momento, já foram registradas dez mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) neste ano. A Influenza, causada pelo vírus B, foi encontrada em mais da metade das vítimas.
▪️ Dados da SES-GO mostram um rápido aumento de casos de influenza em Goiás em 2023 em comparação com 2019, antes da pandemia.
▪️ Nas 16 semanas de 2019, foram registrados 12 casos em todas as faixas etárias, enquanto no mesmo período em 2023, foram confirmados 129 casos, com 10 óbitos.
▪️ A SES-GO ainda ressalta que crianças menores de 2 anos e pessoas com mais de 60 anos são são as maiores vítimas da enfermidade.
▪️ A recomendação da SES-GO é usar máscaras ao apresentar sintomas de gripe para evitar a contaminação de familiares e ambientes médicos e hospitalares.
Vacinação
▪️ O secretário de saúde Sérgio Vencio reforçou aos municípios, a necessidade de ampliar a vacinação contra a gripe em Goiás.
“Pessoas que integram os grupos prioritários devem tomar a vacina o quanto antes, está disponível em mais de 900 postos de saúde espalhados em todo o estado”, alertou Vencio.
▪️ Até o momento, Goiás já distribuiu 1,2 milhões de doses do imunizante contra a gripe para os municípios goianos.
▪️ Entretanto, a cobertura vacinal está muito abaixo do esperado. Conforme registros da SES-GO, apenas 9% do total de pessoas elegíveis à vacinação tomaram o imunizante.
“Temos vacinas, medicamentos e vamos revisar os protocolos que já são conhecidos dos médicos para atenção na assistência. Não é motivo de pânico algum, mas de cuidado”, assegurou o secretário.
Capacitação
▪️ A partir de segunda-feira (24), a SES vai promover uma capacitação para os médicos sobre os protocolos para o tratamento de SRAG e as medidas que devem ser adotadas.
▪️ Além disso, o secretário destacou que vai se reunir com representantes da rede privada com o propósito de sensibilizá-los a adotar a mesma conduta no atendimento dos pacientes com a doença.
Leia também: Primeira morte por gripe aviária no mundo é confirmada pela OMS