O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), participou, nesta terça-feira (18/4), de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para falar sobre as medidas preventivas adotadas contra a violência nas escolas.
Também participaram da reunião vice-presidente Geraldo Alckmin; o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, o procurador-geral da República, Augusto Aras; ministros de governo, outros governadores e prefeitos de todo o país.
Violência nas escolas
▪️ O envolvimento de famílias no combate à violência no ambiente escolar é uma das medidas adotadas em Goiás, expressa em projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa.
“Venho trazer a experiência e os resultados já obtidos no estado de Goiás. Em um primeiro momento, determinamos que as nossas forças policiais, além de fazer a segurança nas escolas, avançassem na área da inteligência. E assim a Delegacia de Crimes Cibernéticos conseguiu levantar vários casos antes que os fatos acontecessem”, disse o governador no encontro.
▪️ Caiado também destacou que o tralho preventivo no estado resultou na identificação de mais de 50 casos que envolviam planos de ataques a unidades de ensino.
▪️ O presidente Lula também se posicionou a favor do envolvimento das famílias no processo de combate à violência.
“Quero agradecer o trabalho que as polícias estaduais e as suas inteligências estão fazendo junto com o nosso Ministério da Justiça. É preciso envolver todo mundo, ninguém pode ficar fora… A família tem de estar envolvida nesse processo, ter responsabilidade de ajudar a cuidar”, explicou o presidente.
▪️ Para o Ministro da Educação, Camilo Santana, há necessidade de fortalecer as ações psicossociais nas escolas brasileiras a fim de episódios como o ataque a uma creche, ocorrido dia 5 deste mês em Blumenau (SC), não se repitam.
▪️ Dados do governo federal mostram que, nos últimos 10 dias, mais de 225 pessoas foram presas no país por envolvimento em crimes de violência escolar.
▪️ Além disso, há mais de 1,2 mil casos em investigação e 756 remoções ou suspensão de perfis em plataformas de redes digitais.
Ações em Goiás
▪️ Em Goiás, algumas medidas foram adotadas para combater a violência. Como a instalação de câmeras nas unidades de ensino, compra de detectores de metal e campanhas de combate ao bullying.
▪️ Além disso, em caso de episódios de violência, também será adotada a responsabilização civil, penal e administrativa do agressor e dos pais ou responsáveis.