Uma bebê de apenas 5 meses morreu após dar entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Anápolis, a 55 km de Goiânia. Há suspeita que o óbito tenha sido causado por meningite e, agora, a família busca por respostas.
Morte de bebê de 5 meses na UPA de Anápolis é investigada
▪️ A criança deu entrada na UPA Perfil Pediátrico na última sexta-feira (14/4) com febre e vômito. A mãe da menina relatou que ela estava muito mal, porém durante o atendimento não foi dado um diagnóstico.
▪️ A mãe também disse que a filha tinha uma doença que causava bolhas na pele e, por isso, os médicos receitaram um antialérgico. Entretanto, a criança ainda passava por exames para descobrir o que era essa doença.
- Saúde: Goiás antecipa vacinação contra a Influenza; veja quem pode se imunizar
▪️ Após medicada, a menina foi liberada para ir para casa, mas voltou a passar mal e retornou à unidade de saúde. Entretanto, ela acabou falecendo no sábado (15).
“Eu pedi pra ele [o médico] fazer um exame de raio-x e não foi feito. Pedi um exame na cabecinha dela e eles falaram que o hospital não tinha capacidade, nem equipamento para fazer. Eu pedi transferência e eles falaram que ela não ‘tava’ internada e que ela não tinha motivo nenhum ‘pra tá’ internada porque ela tava ótima, que ela tava mais saudável do que eu”, disse a mãe à TV Anhanguera.
▪️ A Fundação Universitária Evangélica (Funev), gestora da UPA Perfil Pediátrico, disse que a criança apresentou rebaixamento no nível de consciência, seguida de uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.
▪️ A Secretaria Municipal de Saúde informou que recebeu uma notificação de que a morte teria sido causada por meningite e que o caso já está sendo investigado.
“Querem alegar que a menina está com uma doença. Por que não me falaram isso na hora que eu entrei? Já que deram conta de detectar depois de morta.”, desabafou.
▪️ Apesar da suspeita, as causas da morte ainda estão sendo investigadas.
Notas oficiais sobre a morte por suspeita de meningite
Secretaria Municipal de Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde informa que foi notificada sobre uma suspeita de óbito causado por meningite e, no momento, aguarda o resultado dos exames que estão sendo realizados pelo Lacen. A criança foi atendida pela UPA Pediátrica, cuja gestão é de responsabilidade da FUNEV.
Funev
Preliminarmente, a FUNEV e toda a sua equipe expressam seus mais sinceros sentimentos à família enlutada.
Informamos que a criança esteve na unidade na manhã do dia 14, com queixas de febre e vômitos, foram realizados exames, sendo medicada para os sintomas e liberada após reavaliação, com orientação para retornar em caso de piora dos sintomas.
Retornou por volta das 22 horas e foi acolhida novamente, novos exames foram feitos, e permaneceu em observação na unidade. Durante a madrugada, apresentou um rebaixamento de nível de consciência, e teve uma parada cardiorrespiratória, os profissionais tentaram reanimá-la por cerca de uma hora mas, infelizmente, sem sucesso.
Ressaltamos que a criança recebeu atendimento imediato, todos os protocolos foram seguidos, e que no momento da parada cardiorrespiratória, a criança já se encontrava há mais de 8 horas na unidade, em Box de estabilização, devidamente assistida e monitorada.
A Fundação Universitária Evangélica entende que este é um momento de luto em comunidade e coloca-se à disposição para eventuais esclarecimentos.