Com o aumento da violência e dos ataques em instituições de ensino em todo o Brasil, as escolas em Goiás estão se mobilizando para intensificar as medidas de segurança e proteger seus alunos e funcionários.
As prefeituras de cidades como Aparecida de Goiânia, Caldas Novas e Senador Canedo já começaram a adotar novas estratégias para garantir a segurança nas escolas e evitar possíveis ataques.
A mobilização foi feita após um episódio em Santa Tereza de Goiás, nesta terça-feira (11/4), quando um adolescente de 13 anos entrou em um colégio portando faca, machadinha e bomba e feriu estudantes.
- Violência nas escolas: Ataque em escola deixa ao menos duas alunas feridas, em Santa Tereza de Goiás
Medidas adotadas para garantir a segurança em escolas em Goiás
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) publicou, na noite desta terça-feira (11), uma portaria que permite a revista em mochilas de alunos nas unidades escolares. O prazo de validade do ato é de 90 dias.
Além disso, o governador Ronaldo Caiado (UB) também falou sobre a inserção de detectores de metal e ampliação do monitoramento e do serviço de inteligência policial para as unidades de ensino municipais, estaduais, federais e privadas.
- Violência nas escolas: Caiado anuncia detectores de metal e vistorias em mochilas
Aparecida de Goiânia
A Prefeitura de Aparecida realizou, nesta quarta-feira (12), uma reunião com as forças de segurança pública para debater as medidas que serão adotadas para garantir a segurança nas escolas e cmeis do município.
Dentre as medidas adotadas está a instalação de um botão de segurança. Esse dispositivo, ao ser acionado, enviará um alerta imediato às forças de segurança do município para intervenção.
As 34 unidades escolares do município já contam com essa tecnologia, e a previsão é de que mais de 300 botões sejam instalados em toda a Rede Municipal de Educação, composta por 94 unidades, entre Escolas Municipais e CMEIs.
- Caso Robertinho: PMs acusados da morte vão a júri popular 6 anos após o crime
Além disso, as unidades escolares contam com mais de 1,5 mil câmeras de vigilância distribuídas em pontos estratégicos, dentro e fora das unidades.
O sistema é interligado com o videomonitoramento da cidade, onde as imagens são transmitidas para a Central. Caso seja necessário, uma viatura da guarda é acionada imediatamente.
Caldas Novas
A Prefeitura de Caldas Novas também está intensificando a segurança nas escolas após a onda de ataques em todo o país.
Uma força-tarefa foi criada, reunindo integrantes do poder executivo, da Superintendência de Mobilidade Urbana e Secretaria de Educação, e das polícias Civil e Militar para discutir estratégias de prevenção e intervenção em casos de emergência.
Equipes da SMM já estão posicionadas nas escolas, em conjunto com a tropa da Polícia Militar, para manter a ordem e a segurança. Além disso, a Prefeitura está em tratativas para oferecer um curso de autodefesa e segurança gratuito para os profissionais da educação.
O prefeito Kleber Marra também pediu aos pais que conversem com seus filhos e façam uma varredura em seus aparelhos celulares e computadores.
“O assunto é grave, e como falamos, brincadeiras de mau gosto não serão admitidas e terão a punição necessária ao rigor da lei”, afirmou.
- Energia Elétrica: Mais de 400 mil goianos podem se cadastrar na Tarifa Social
Goiânia
A Prefeitura de Goiânia também deve adotar medidas para aumentar a segurança de alunos e professores no ambiente escolar.
Entre as medidas está a instalação de botão do pânico, detectores de metais e mais câmeras de segurança. A previsão é que a aquisição dos equipamentos seja feita em até 15 dias.
Goiânia conta com 376 unidades de ensino, com cerca de 110 mil estudantes.
Senador Canedo
A Prefeitura de Senador Canedo informou, nesta terça-feira (11), que assim como outros municípios, vai intensificar a segurança nas unidades escolares, com atuação da Guarda Civil e Polícia Militar.
O prefeito Fernando Pellozo também ressaltou que todas as escolas contam com sistema de monitoramento, que é interligado, em tempo real, com as forças de segurança. Além disso, também estão sendo instalados botões de pânico nas escolas.
“Estamos bem preparados, bem estruturados e atentos a qualquer movimento.”, disse.