Anápolis foi escolhida, pela quinta vez consecutiva, como um dos municípios brasileiros que irão sediar o Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023. Neste ano, o evento será realizado em duas etapas no Ginásio Internacional Newton de Faria, sendo a primeira em 20 de maio e a segunda em 23 de setembro.
A finalidade do festival é permitir que crianças e jovens, com idades entre 8 e 17 anos e com deficiência (de até 20%) ou sem deficiência, experimentem as modalidades paralímpicas e promovam o Movimento Paralímpico em todo o país.
Além disso, com o intuito de incentivar a prática esportiva de maneira descontraída para crianças, incluindo as com deficiência, o festival oferecerá a oportunidade de participar das modalidades de atletismo-corrida, judô, vôlei sentado e halterofilismo, que representa a grande novidade deste ano.
- Dia Nacional de Combate ao Bullying: importância de lutar contra essa violência
O Festival Paralímpico Loterias Caixa é realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e organizado pela Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria de Integração.
Em 2022, o evento reuniu 15 mil crianças e adolescentes em quase 100 cidades do país. As edições anteriores aconteceram em 2018, 2019 e 2021.
Inscrições para o Festival Paralímpico abrem em breve
A Diretoria de Esportes destaca que, em breve, as inscrições serão abertas. Além disso, ressalta que, ao longo do ano, novas atividades esportivas serão oferecidas para crianças e adolescentes com deficiência.
Conforme informado pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), 120 núcleos foram escolhidos para sediar o festival. É importante ressaltar que a participação ocorrerá em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
Em relação à sua história, o evento teve a sua maior edição em 2022, reunindo cerca de 15 mil crianças e adolescentes em 98 cidades. As outras edições aconteceram nos anos de 2018, 2019 e 2021.
O Festival Paralímpico Loterias Caixa é realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e organizado pela Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria de Integração. Em 2022, o evento reuniu 15 mil crianças e adolescentes em quase 100 cidades do país. As edições anteriores aconteceram em 2018, 2019 e 2021.